Diferenças entre incapacidade civil e capacidade civil

Diferenças entre incapacidade civil e capacidade civil

As diferenças entre incapacidade civil e capacidade civil são fundamentais no direito civil e dizem respeito à capacidade das pessoas de exercerem seus direitos e obrigações na sociedade. Aqui estão algumas distinções entre os dois conceitos:

  1. Capacidade civil:

- Refere-se à aptidão de uma pessoa para exercer por si mesma os seus direitos e obrigações na ordem civil.
- Indica a capacidade plena de agir, contrair direitos e obrigações, exercer atos da vida civil e participar de negócios jurídicos de forma independente.
- É presumida para todas as pessoas maiores de idade e capazes, salvo nos casos de incapacidade legalmente reconhecida.

  1. Incapacidade civil:

- Refere-se à restrição da capacidade de uma pessoa para exercer certos direitos e obrigações na ordem civil.
- Indica a impossibilidade total ou parcial de uma pessoa de praticar certos atos da vida civil sem assistência ou representação.
- Pode ser temporária ou permanente e é estabelecida por lei com base em critérios de idade, estado mental, incapacidade física, entre outros.

  1. Causas de incapacidade:

- A incapacidade pode ser decorrente de causas como menoridade (idade inferior à idade civil plena), interdição judicial (decisão judicial que declara a incapacidade de uma pessoa para administrar seus próprios bens) ou outras condições específicas, como enfermidades mentais que impossibilitem o pleno exercício dos direitos civis.

  1. Representação e assistência:

- As pessoas incapazes podem ser representadas por seus pais, tutores ou curadores, que agem em seu nome em questões jurídicas.
- Em alguns casos, a pessoa incapaz pode ter a assistência de um curador ou representante legal, que a auxilia na tomada de decisões e na realização de atos jurídicos.

Em resumo, enquanto a capacidade civil refere-se à aptidão plena de uma pessoa para agir por si mesma na ordem civil, a incapacidade civil implica em restrições ou limitações nessa capacidade, requerendo assistência ou representação para a prática de certos atos jurídicos.

Postagens recentes

O que é COPOM?

COPOM O COPOM, ou Comitê de Política Monetária, é um órgão do Banco Central do Brasil (BACEN) responsável por definir… Veja Mais

5 horas atrás

O que é SELIC?

SELIC A SELIC, ou Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, é fundamentalmente a taxa básica de juros da economia… Veja Mais

6 horas atrás

O que é Agamia?

Agamia "Agamia" refere-se ao estado de uma pessoa que não está casada ou envolvida em um casamento. Este termo pode… Veja Mais

21 horas atrás

Diferenças entre agamia, monogamia, bigamia e poligamia

Diferenças entre agamia, monogamia, bigamia e poligamia As palavras "agamia", "monogamia", "bigamia" e "poligamia" referem-se a diferentes tipos de relações… Veja Mais

21 horas atrás

Contatos do Detran do Espírito Santo (DETRAN-ES)

DETRAN-ES Você pode entrar em contato com o Detran do Espírito Santo por diversos meios. Aqui estão algumas opções: Telefone… Veja Mais

23 horas atrás

Quando surgiu o Sniper do CNJ?

Sniper do CNJ O sistema Sniper foi lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em agosto de 2022. Esta ferramenta,… Veja Mais

1 dia atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

TRF-3 afirma que construtora e CEF respondem por vícios ocultos em...

0
Caixa Econômica Federal - CEFA 1ª Turma do TRF-3 condenou a Caixa Econômica Federal e a construtora Calio e Rossi Engenharia ao pagamento de indenização no valor de R$ 24 mil a cada morador do loteamento Jardim Bom Retiro, em Monte Alto (SP), por vícios ocultos no imóvel.