Diferenças entre LTDA e Unipessoal

Diferenças entre LTDA e Unipessoal

As diferenças entre "LTDA" (Sociedade Limitada) e "Unipessoal" referem-se a formas jurídicas de estruturação empresarial que definem aspectos como propriedade, responsabilidade e gestão. Aqui estão as principais distinções entre esses dois tipos de empresa:

LTDA (Sociedade Limitada):

  1. Propriedade: Tradicionalmente, a LTDA é formada por dois ou mais sócios. No entanto, com a introdução da Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) no Brasil, agora é possível ter uma sociedade limitada com apenas um sócio.
  2. Responsabilidade: Os sócios (ou o único sócio, no caso da SLU) têm responsabilidade limitada ao valor de suas cotas, mas não são pessoalmente responsáveis pelas dívidas da empresa.
  3. Capital Social: O capital social é dividido em cotas, e cada sócio contribui com uma parcela para a formação do capital. Na SLU, o capital é integralizado por um único sócio.
  4. Gestão: A gestão da empresa pode ser feita por um ou mais administradores, que podem ser sócios ou não. As regras de gestão são definidas no contrato social.
  5. Transferência de Cotas: A transferência de cotas a terceiros pode ser limitada, necessitando da aprovação dos outros sócios, conforme o contrato social. Na SLU, como existe apenas um sócio, essa questão se aplica principalmente à transferência do controle da empresa.

Empresa Unipessoal (SLU no Brasil):

  1. Propriedade: A Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) permite a constituição de uma empresa por uma única pessoa, sem a necessidade de sócios adicionais.
  2. Responsabilidade: O sócio único tem responsabilidade limitada ao capital social da empresa, que deve ser integralizado no momento da constituição da empresa. Ele não é pessoalmente responsável pelas dívidas da empresa.
  3. Capital Social: Deve haver um valor mínimo de capital social, que varia conforme a legislação brasileira e deve ser integralizado pelo único proprietário.
  4. Gestão: A gestão é realizada exclusivamente pelo sócio único.
  5. Transferência de Propriedade: Na SLU, a transferência de propriedade implica na venda ou transferência do negócio como um todo.

Portanto, no contexto brasileiro, a introdução da Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) oferece uma alternativa para empreendedores que desejam constituir uma empresa com responsabilidade limitada sem a necessidade de ter um segundo sócio, diferentemente do que ocorria com a antiga EIRELI.

 

Postagens recentes

SEO (Search Engine Optimization): o que é e como fazer otimização

SEO (Search Engine Optimization): o que é e como fazer otimização SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Motores de… Veja Mais

4 minutos atrás

O que é SEO e quais vantagens essa estratégia pode trazer para as marcas

O que é SEO e quais vantagens essa estratégia pode trazer para as marcas SEO, ou Search Engine Optimization, é… Veja Mais

11 minutos atrás

Quem precisa de SEO?

Quem precisa de SEO? SEO (Search Engine Optimization) é uma prática fundamental para qualquer entidade ou indivíduo que deseja melhorar… Veja Mais

25 minutos atrás

Diretrizes úteis para SEO

Diretrizes úteis para SEO As diretrizes de SEO são fundamentais para melhorar a visibilidade e o ranking de um site… Veja Mais

2 horas atrás

O que é SEO: estratégias para chegar ao topo do Google

O que é SEO: estratégias para chegar ao topo do Google SEO, ou Otimização para Motores de Busca, é um… Veja Mais

2 horas atrás

Como escolher um especialista em SEO?

Especialista em SEO Escolher um especialista ou uma agência de SEO (Search Engine Optimization) é uma decisão importante que pode… Veja Mais

2 horas atrás