Diferenças entre Recorrente e Recorrido

Homepage Fóruns Direito Processual Civil Diferenças entre Recorrente e Recorrido

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #340251
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Diferenças entre Recorrente e Recorrido

    “Recorrente” e “recorrido” são termos usados no direito para se referir às partes envolvidas em um recurso judicial¹²³:

    • Recorrente: É a parte que discorda de uma decisão judicial e interpõe um recurso contra ela. O recorrente pode ser tanto o autor quanto o réu da ação. O objetivo do recorrente é contestar e solicitar uma revisão da decisão proferida pelo órgão competente, buscando reverter a decisão a seu favor¹²³.
    • Recorrido: É a parte contrária ao recorrente, ou seja, é aquele que se defende do recurso apresentado. O recorrido é a parte que foi favorecida pela decisão judicial em questão e, portanto, busca a manutenção dessa decisão. O recorrido deve apresentar sua defesa e contrargumentar os pontos levantados pelo recorrente no recurso¹²³.

    Em resumo, a principal diferença entre recorrente e recorrido reside em seus interesses opostos em relação à decisão judicial. O recorrente busca reverter a decisão, enquanto o recorrido busca a manutenção da mesma¹²³.

    Fonte:
    (1) Recorrente e recorrido: Você sabe o que Significa? – Jurídicos. https://www.juridicos.com.br/recorrente-e-recorrido/.
    (2) O que são Recorrente e Recorrido no Direito? – Dicionário Direito. https://dicionariodireito.com.br/recorrente-e-recorrido.
    (3) Entenda a Diferença entre Recorrente e Recorrido no Direito.. https://rabiscodahistoria.com/entenda-a-diferenca-entre-recorrente-e-recorrido-no-direito/.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.