Insider Trading é crime?
- Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Marcado: crime, Insider Trading
Sim, insider trading é considerado crime em muitas jurisdições ao redor do mundo, incluindo os Estados Unidos, países da União Europeia, Brasil, e muitos outros. A prática é ilegal porque utiliza informações materiais, não públicas, para obter vantagem ou lucro em negociações no mercado de valores mobiliários, violando a confiança do mercado e prejudicando investidores que não têm acesso a essas informações.
A legislação específica sobre insider trading varia de país para país, mas, de forma geral, as leis buscam proibir e punir qualquer pessoa que negocie ações ou outros valores mobiliários com base em informações privilegiadas às quais tenha acesso devido à sua posição ou relação com a empresa. As penalidades para quem comete insider trading podem ser severas, incluindo multas significativas, confisco dos lucros obtidos de forma ilícita, e até prisão.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a Securities and Exchange Commission (SEC) é responsável por fiscalizar e punir casos de insider trading sob as regulamentações do Securities Exchange Act de 1934. No Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) exerce papel similar, com base na Lei 6.385/76 e suas atualizações posteriores.
As leis são projetadas não apenas para punir os infratores, mas também para dissuadir a prática de insider trading, mantendo assim a confiança e a integridade dos mercados financeiros e garantindo que todos os investidores operem em condições de igualdade.
© 2023 Juristas. Todos os direitos reservados.