LEI MARIA DA PENHA – Mais Jurisprudências – TJRS

LEI MARIA DA PENHA – Mais Jurisprudências – TJRS

APELAÇÃO CRIME. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. LEI MARIA DA PENHA. VIAS DE FATO. ART. 21 DA LCP. INSUFICIÊNCIA PROBATÓRIA. SENTENÇA CONDENATÓRIA REFORMADA.

Falecendo os autos de prova segura e conclusiva acerca da materialidade e autoria delitivas, impositiva a absolvição do réu, na esteira do princípio do in dúbio pro reo. Hipótese em que a vítima não confirmou as agressões relatadas na polícia, limitando-se a referir que o acusado jogou uma mochila em sua direção, mas sem esclarecer se foi atingida ou não, conduta que não basta para caracterizar a contravenção em comento.

RECURSO PROVIDO PARA ABSOLVER O RÉU.

(Apelação Crime Nº 70072644255, Quinta Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Cristina Pereira Gonzales, Julgado em 18/12/2017)

Clique Aqui para Baixar o Acórdão (Inteiro Teor)!

-------------------------------------------

RECURSO ESPECIAL. CONFLITO DE JURISDIÇÃO. PERTURBAÇÃO DA TRANQUILIDADE. LEI MARIA DA PENHA. INCIDÊNCIA. VIOLÊNCIA DE GÊNERO. VULNERABILIDADE. DIVERGÊNCIA. RECURSO ADMITIDO.

(Recurso Especial Nº 70075043299, Segunda Vice-Presidência, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Maria Isabel de Azevedo Souza, Julgado em 17/12/2017)

Clique Aqui para Baixar o Acórdão (Inteiro Teor)!
-------------------------------------------

CONFLITO DE COMPETÊNCIA. LEI MARIA DA PENHA. VÍTIMA CUNHADA DO AGRESSOR. INCIDÊNCIA DA LEGISLAÇÃO RELATIVA À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. POSSIBILIDADE.

Para aplicação da Lei nº 11.340/2006 necessária (1) existência de relação íntima de afeto entre agressor e vítima; (2) existência de violência de gênero, direcionada à prática delitiva contra mulher e (3) situação de vulnerabilidade da vítima em relação ao agressor. Caso concreto em que indiscutível a existência de relação íntima de afeto (vítima e agressor são cunhados), além da vulnerabilidade da vítima, haja vista que o objeto de tutela da Lei nº 11.340/06 é a mulher em situação de vulnerabilidade, não só em relação ao cônjuge ou companheiro, mas também qualquer outro familiar ou pessoa que conviva com a vítima, independentemente, inclusive, do gênero do agressor. Precedentes desta Corte.

LEI MARIA DA PENHA E CONEXO. PREVALÊNCIA DO JUÍZO COM COMPETÊNCIA ESPECIAL PARA TRAMITAÇÃO.

Caso concreto que envolve crime com incidência da Lei Maria da Penha e outro delito de competência do juízo comum. Conexão intersubjetiva. Prevalência da Lei especial. Precedentes desta Corte.

CONFLITO DE COMPETÊNCIA JULGADO PROCEDENTE DE FORMA MONOCRÁTICA COM BASE NO ART. 932, VIII, DO NOVO CPC, CUMULADO ART. 3º DO CPP E ART. 169, XXXIX, DO REGIMENTO INTERNO DESTE TJRS. DETERMINAÇÃO DE REMESSA DOS AUTOS AO JUIZADO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER.

(Conflito de Jurisdição Nº 70075825778, Segunda Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Luiz Mello Guimarães, Julgado em 15/12/2017)

Clique Aqui para Baixar o Acórdão (Inteiro Teor)!

Postagens recentes

Conheça o Visto D2 Empreendedor - Portugal

Visto D2 Empreendedor - Portugal O Visto D2, conhecido como o visto de empreendedor, é uma opção popular para não… Veja Mais

10 horas atrás

Significado de Alvará de Estacionamento

Alvará de Estacionamento  O "alvará de estacionamento" é uma autorização emitida por órgãos municipais ou autoridades de trânsito que permite… Veja Mais

10 horas atrás

Quem pode ser Taxista no Brasil?

Quem pode ser Taxista no Brasil? Para ser taxista no Brasil, é necessário cumprir uma série de requisitos regulamentados tanto… Veja Mais

10 horas atrás

Qual o significado de Vândalo?

Vândalo O termo "vândalo" originalmente refere-se a um membro de um antigo povo germânico que foi um dos vários responsáveis… Veja Mais

10 horas atrás

Qual o significado de Vandalismo?

Vandalismo Vandalismo refere-se à ação de destruir ou danificar deliberadamente propriedade pública ou privada. Este ato pode abranger uma variedade… Veja Mais

10 horas atrás

Significado de Crimes Banais

Crimes Banais  O termo "crimes banais" geralmente se refere a atos ilegais que são percebidos como comuns ou corriqueiros na… Veja Mais

11 horas atrás