LEI MARIA DA PENHA - Jurisprudências - TJRS

[attachment file=139460]

LEI MARIA DA PENHA - Jurisprudências - TJRS

APELAÇÃO. CRIME. DESOBEDIÊNCIA. MEDIDA PROTETIVA. LEI MARIA DA PENHA. ATIPICIDADE.

Não se constitui crime de desobediência o descumprimento de medida protetiva, eis que a Lei nº 11.340/06 prevê penalidade administrativa e civil para a situação em apreço.

APELAÇÃO MINISTERIAL DESPROVIDA.

(Apelação Crime Nº 70076052034, Quarta Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Rogerio Gesta Leal, Julgado em 08/02/2018)

Clique Aqui para Baixar o Acórdão (Inteiro Teor) deste Julgado!


HABEAS CORPUS. DELITO DE LESÃO CORPORAL, COM INCIDÊNCIA DA LEI MARIA DA PENHA. MEDIDA PROTETIVA. OCORRÊNCIA DE FATO SUPERVENIENTE. PACIENTE SOLTO NA ORIGEM. PERDA DO OBJETO. HABEAS CORPUS JULGADO PREJUDICADO, EM DECISÃO MONOCRÁTICA.

(Habeas Corpus Nº 70076271824, Segunda Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: José Antônio Cidade Pitrez, Julgado em 08/02/2018)

Clique Aqui para Baixar o Acórdão (Inteiro Teor) deste Julgado!


APELAÇÃO CRIMINAL. ART. 65 DO DECRETO-LEI Nº 3.688/41, C/C ART. 61, INC. II, ALÍNEAS "F" E "H", DO CÓDIGO PENAL. PERTURBAÇÃO DA TRANQUILIDADE. INCIDÊNCIA DA LEI MARIA DA PENHA. PREFACIAL REJEITADA. EXISTÊNCIA DO FATO E AUTORIA COMPROVADAS. DOLO DEMONSTRADO. MÍNIMA LESIVIDADE NÃO CONFIGURADA. RECONHECIMENTO DA SEMI-IMPUTABILIDADE. IMPOSSIBILIDADE. APENAMENTO CARCERÁRIO E MEDIDAS PROTETIVAS MANTIDAS. SUSPENSÃO DA EXIGIBILIDADE DO PAGAMENTO DAS CUSTAS PROCESSUAIS. POSSIBILIDADE.

  1. Incide a Lei Maria da Penha, visto que, no particular, a infração penal fora praticada pelo filho da vítima no interior do lar. Demais disso, estão preenchidos os requisitos violência de gênero, relação íntima de afeto e vulnerabilidade/hipossuficiência da ofendida.
  2. Havendo a comprovação da existência do fato (e da conduta dolosa) e recaindo a autoria sobre a pessoa do acusado, descabe aventar carência de provas para fins condenatórios. Demais disso, a conduta do réu causou graves problemas à vítima, descabendo, portanto, o reconhecimento do princípio da mínima lesividade.
  3. Demonstrado que o acusado tinha ciência da conduta, inviável o reconhecimento da semi-imputabilidade.

  4. Pena-base mantida no mínimo legal. Não há incompatibilidade de reconhecimento das agravantes ao delito em questão. Aumento pela continuidade delitiva confirmado no mínimo.

  5. As medidas protetivas têm previsão legal e foram aplicadas conforme a necessidade dos autos.

  6. A substituição da pena carcerária encontra respaldo no art. 44 do CP, merecendo ser mantida.

  7. Assistido pela Defensoria Pública, viável a suspensão da exigibilidade do pagamento das custas processuais.

PRELIMINAR REJEITADA. MÉRITO RECURSAL PARCIALMENTE PROVIDO.

(Apelação Crime Nº 70076012137, Quinta Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Lizete Andreis Sebben, Julgado em 07/02/2018)

Clique Aqui para Baixar o Acórdão (Inteiro Teor) deste Julgado!


APELAÇÃO CRIMINAL. ART. 65 DO DECRETO-LEI Nº 3.688/41. PERTURBAÇÃO DA TRANQUILIDADE. INCIDÊNCIA DA LEI MARIA DA PENHA. EXISTÊNCIA DO FATO E AUTORIA COMPROVADAS. ÉDITO CONDENATÓRIO MANTIDO. POSSIBILIDADE DE SUSPENSÃO DA EXIGIBILIDADE DO PAGAMENTO DAS CUSTAS PROCESSUAIS. RÉU ASSISTIDO PELA DEFENSORIA PÚBLICA.

  1. Havendo a comprovação da existência do fato e recaindo a autoria sobre a pessoa do acusado, descabe aventar carência de provas para fins condenatórios. No particular, o acusado perturbou a tranquilidade da vítima, sua ex-companheira, por acinte.
  2. Considerando que o réu foi defendido pela Defensoria Pública, faz jus ao benefício da Assistência Judiciária Gratuita, razão pela qual impõe-se a suspensão da exigibilidade do pagamento das custas processuais.

RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO.

(Apelação Crime Nº 70075923276, Quinta Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Lizete Andreis Sebben, Julgado em 07/02/2018)

Clique Aqui para Baixar o Acórdão (Inteiro Teor) deste Julgado!

Postagens recentes

Como conseguir um defensor público?

Como conseguir um defensor público? Para conseguir um defensor público no Brasil, você deve seguir alguns passos, levando em conta… Veja Mais

5 minutos atrás

Diferenças entre Cursos de Graduação e Pós-graduação

Diferenças entre Cursos de Graduação e Pós-graduação Os cursos de graduação e pós-graduação no Brasil têm objetivos, estruturas e requisitos… Veja Mais

15 minutos atrás

Diferenças entre faculdades, centros universitários, escolas técnicas e universidades

Diferenças entre faculdades, centros universitários, escolas técnicas e universidades No Brasil, há diferentes tipos de instituições de ensino superior e… Veja Mais

31 minutos atrás

Que doenças impedem que uma pessoa tenha CNH?

Que doenças impedem que uma pessoa tenha CNH? No Brasil, algumas condições médicas podem impedir uma pessoa de obter ou… Veja Mais

36 minutos atrás

Daltônicos podem ter CNH?

Daltônicos podem ter CNH? Sim, daltônicos podem obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil. A condição de daltonismo… Veja Mais

42 minutos atrás

Significado de Daltonismo

Daltonismo O daltonismo é uma condição genética na qual a pessoa tem dificuldade em distinguir certas cores. Esta condição resulta… Veja Mais

46 minutos atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

"Bebê" da capa do ‘Nevermind’ acusa a banda Nirvana de ‘exploração...

0
Spencer Elden - o "bebê" aparece nadando nu em direção a uma nota de um dólar presa num anzol, na capa do álbum de maior sucesso da banda Nirvana, o clássico “Nevermind”, decidiu processar a banda por exploração sexual. Segundo ele o ensaio que deu origem à capa foi feito sem seu consentimento, quando tinha quatro meses de vida.