Preciso de um visto para estadias curtas na Alemanha?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
25/04/2024 às 16:49 #344660JuristasMestre
Preciso de um visto para estadias curtas na Alemanha?
A República Federal da Alemanha, um dos principais destinos mundiais para turismo e educação, conhecida por sua baixa taxa de desemprego e escassez de empregos em campos específicos, estabeleceu regras rigorosas e leis de imigração, algumas das quais foram adotadas nas políticas de Schengen, comuns a todos os estados membros do Espaço Schengen, para aqueles que desejam entrar em seu território.
Embora existam categorias e nacionais de países que têm o privilégio de entrar na Alemanha sem visto, também existem outras categorias e nacionais que precisam passar por todo o processo de atender aos requisitos e participar de entrevistas, a fim de obter um visto que lhes conceda permissão para entrar no país da Europa Ocidental.
A primeira coisa que uma pessoa planejando visitar a Alemanha para uma estadia curta deve fazer é se perguntar: Eu preciso de um visto de curta duração para a Alemanha? Para responder a essa pergunta, você deve pensar sobre o propósito da entrada na Alemanha. Se você planeja ir para lá para uma estadia curta, seja para turismo/visita ou negócios, então as chances de que você não precise de um visto de curta duração para a Alemanha são maiores.
Quem não precisa de um visto de curta duração para a Alemanha?
A Alemanha, como um estado membro do Espaço Schengen, permite que os nacionais de 62 países, parte do programa de isenção de visto, entrem em seu território sem a necessidade de obter um visto primeiro.
De acordo com as regras de entrada para estadias curtas na Alemanha, os residentes de 62 países têm permissão para entrar na Alemanha sem visto e permanecer lá por um período de 90 dias dentro de 6 meses. Durante este período, os visitantes não têm permissão para trabalhar, mas podem se envolver em negócios. Enquanto isso, você pode calcular seu tempo restante na área Schengen.
Os países que estão sob o programa de isenção de visto são os seguintes:
- Albânia
- Andorra
- Antígua e Barbuda
- Argentina
- Austrália
- Bahamas
- Barbados
- Bósnia e Herzegovina
- Brasil
- Brunei
- Canadá
- Chile
- Colômbia
- Costa Rica
- Dominica
- El Salvador
- Geórgia
- Granada
- Guatemala
- Honduras
- Hong Kong
- Israel
- Japão
- Kiribati
- Kosovo
- Macau
- Malásia
- Ilhas Marshall
- Ilhas Maurício
- México
- Micronésia
- Moldávia
- Mônaco
- Montenegro
- Nova Zelândia
- Macedônia do Norte
- Nicarágua
- Palau
- Panamá
- Paraguai
- Peru
- São Cristóvão e Névis
- Santa Lúcia
- São Vicente e Granadinas
- Samoa
- San Marino
- Sérvia
- Seychelles
- Cingapura (ou Singapura)
- Ilhas Salomão
- Coreia do Sul
- Taiwan
- Timor-Leste
- Tonga
- Trinidad e Tobago
- Tuvalu
- Ucrânia
- Emirados Árabes Unidos
- Estados Unidos da América (EUA)
- Uruguai
- Vanuatu
- Cidade do Vaticano
- Venezuela
A Comissão Europeia já adotou o chamado Sistema Eletrônico de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS, na sigla em inglês), que os cidadãos dos países acima mencionados deverão obter para poder entrar na Zona Schengen a partir de maio de 2025. O ETIAS custará 7 euros e será válido por três a dez anos, ou até a expiração do passaporte do titular. Os procedimentos para a obtenção serão muito simples e estima-se que o processo de aplicação dure cerca de 10 a 20 minutos.
Por outro lado, se os cidadãos de qualquer um destes países isentos de visto desejarem entrar na Alemanha para estadias longas e com propósitos como tratamento médico, estudo, trabalho, emprego, eles terão que obter um visto de longa permanência para a Alemanha.
Quem precisa de um visto para a Alemanha?
Há o resto dos países do mundo, cujos cidadãos devem obter um visto antes de sua viagem à Alemanha. O processo de solicitação de um visto para a Alemanha inclui reunir os documentos exigidos, comparecer a uma entrevista, pagar a taxa do visto alemão e aguardar uma decisão sobre a solicitação.
Se você está planejando entrar na Alemanha para uma estadia curta e pertence a um dos seguintes países, então você terá que obter um visto de curta duração:
- Afeganistão
- Argélia
- Angola
- Armênia
- Azerbaijão
- Bahrein
- Bangladesh
- Belarus (ou Bielorrússia)
- Belize
- Benin (ou Benim)
- Butão
- Bolívia
- Botsuana
- Burkina Faso (ou Burquina Faso)
- Mianmar (ou Birmânia)
- Burundi
- Camboja
- Camarões
- Cabo Verde
- República Centro-Africana
- Chade
- China
- Comores
- Congo
- Cuba
- República do Congo
- Djibouti (ou Djibuti)
- República Dominicana
- Equador
- Egito
- Guiné Equatorial
- Eritreia
- Etiópia
- Fiji (ou Fiyi)
- Gabão
- Gâmbia
- Gana
- Paquistão
- Guiné
- Guiné-Bissau
- Guiana
- Haiti
- Índia
- Indonésia
- Irã
- Iraque
- Costa do Marfim
- Jamaica
- Jordânia
- Cazaquistão
- Quênia
- Kiribati
- Kuwait
- Quirguistão
- Laos
- Líbano
- Lesoto
- Libéria
- Líbia
- Madagascar (ou Madagáscar)
- Malawi (ou Maláui)
- Maldivas
- Mali
- Ilhas Marshall
- Mauritânia
- Micronésia
- Mongólia
- Marrocos
- Moçambique
- Namíbia
- Nauru
- Nepal
- Níger
- Nigéria
- Coreia do Norte
- Ilhas Marianas do Norte
- Omã
- Palau
- Papua Nova Guiné
- Filipinas
- Catar
- Rússia
- Ruanda
- Samoa
- São Tomé e Príncipe
- Arábia Saudita
- Senegal
- Serra Leoa
- Ilhas Salomão
- Somália
- África do Sul
- Sri Lanka
- Sudão
- Suriname
- Suazilândia (ou Essuatíni)
- Síria
- Tajiquistão
- Tanzânia
- Tailândia
- Timor-Leste
- Togo
- Tonga
- Tunísia
- Turquia (ou Turquia)
- Turcomenistão
- Tuvalu
- Uganda
- Uzbequistão
- Vanuatu
- Vietnã
- Iêmen
- Zâmbia
- Zimbábue
Categorias isentas de visto de curta duração
Mesmo se você for de um dos países listados acima, cujos cidadãos precisam obter um visto de curta duração para entrar na Alemanha, ainda há chances de você não precisar de visto se também pertencer a uma das seguintes categorias:
- Você também é cidadão da UE/EEA/EFTA
- Você é cônjuge ou filho de um cidadão da UE/EEA/EFTA com quem está viajando junto
- Você possui passaporte diplomático, de serviço ou especial do Chade, Gana, Filipinas, Tailândia e Turquia
- Você possui passaporte diplomático da Argélia, Georgia, India, Jamaica, Quênia, Malawi (ou Maláui), Marrocos, Namíbia, Paquistão, Federação Russa, África do Sul e Tunísia.
Preciso de um visto para ir para a Alemanha do Reino Unido?
Como o Reino Unido não faz parte da Área Schengen e, desde 1º de fevereiro de 2020, não faz parte da União Europeia, cidadãos de outros países residentes no Reino Unido há pelo menos três meses que planejam visitar a Alemanha são obrigados a obter um visto alemão para poder entrar no país.
Quanto aos cidadãos do Reino Unido, eles muito provavelmente estarão sob o programa ETIAS, assim que estiver totalmente operacional em maio de 2025. Para mais informações a esse respeito, clique em Visto Alemão para Cidadãos do Reino Unido.
Preciso de um visto para ir para a Alemanha dos EUA?
Alguns residentes no Brasil, dependendo de seu status nos Brasil e do propósito de sua entrada na Alemanha, bem como de alguns outros fatores, podem ser obrigados a obter um visto antes de entrar no país. Essas categorias são as seguintes:
- Titulares de passaporte do Brasil que desejam entrar na Alemanha para outros fins além de turismo, negócios ou conexão aérea: Aqueles que planejam permanecer na Alemanha para estudos, trabalho ou outros fins de maior duração.
- Estrangeiros no Brasil com autorização de residência com validade inferior a três meses além da data prevista de saída da Alemanha: Indivíduos com visto temporário devem garantir uma validade de visto suficiente para cobrir toda a estadia na Alemanha.
- Titulares de passaporte do Brasil que tiveram a entrada na Alemanha negada anteriormente sem visto: Caso você tenha sido recusado anteriormente, um visto alemão será necessário.
- Em casos específicos, pode haver pessoas que não se enquadram em nenhuma das categorias acima e ainda necessitem de visto. É sempre recomendável verificar os requisitos com o consulado ou embaixada alemã no Brasil para informações de acordo com a sua situação.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.