Quais são os transtornos mentais mais comuns tratados por um psiquiatra?

Homepage Fóruns Direito Médico Quais são os transtornos mentais mais comuns tratados por um psiquiatra?

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #340249
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Quais são os transtornos mentais mais comuns tratados por um psiquiatra?

    Os transtornos mentais mais comuns tratados por um psiquiatra incluem¹²³⁴:

    1. Transtornos de Ansiedade: São muito comuns e caracterizados por uma sensação de desconforto, tensão, medo ou mau pressentimento. As formas mais comuns de ansiedade são a ansiedade generalizada, a síndrome do pânico e as fobias¹.
    2. Depressão: É um estado de humor deprimido que persiste por mais de 2 semanas, com tristeza e perda do interesse ou do prazer nas atividades¹.

    3. Esquizofrenia: É o principal transtorno psicótico, caracterizado como uma síndrome que provoca distúrbios da linguagem, pensamento, percepção, atividade social, afeto e vontade¹⁴.

    4. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): É uma condição neuropsiquiátrica comum que geralmente se manifesta na infância e pode continuar na vida adulta. O TDAH caracteriza-se por uma combinação de comportamentos persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade².

    5. Transtorno do Espectro Autista (TEA): Anteriormente conhecido como autismo, abrange diversos transtornos do neurodesenvolvimento e apresenta como característica central prejuízos na comunicação social e padrões de comportamentos restritos e repetitivos²⁴.

    6. Transtornos Alimentares: Incluem condições como anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno da compulsão alimentar periódica, que são caracterizados por comportamentos alimentares perturbados e preocupações excessivas com o peso corporal ou a forma¹.

    7. Transtornos de Personalidade: São um grupo de transtornos mentais caracterizados por padrões de pensamento e comportamento inflexíveis e duradouros que diferem significativamente das expectativas da sociedade¹.

    8. Transtornos de Uso de Substâncias: Incluem o uso problemático de uma ou mais substâncias, como álcool e drogas, que levam a problemas de saúde ou sociais significativos¹.

    Cada um desses transtornos tem suas próprias características e requer diferentes abordagens de tratamento. O psiquiatra é o profissional médico que pode diagnosticar e tratar esses transtornos, muitas vezes em colaboração com outros profissionais de saúde mental, como psicólogos e assistentes sociais¹²³⁴.

    Fonte:
    (1) 7 transtornos mentais mais comuns: como identificar e tratar. https://www.tuasaude.com/transtornos-mentais/.
    (2) TEMA: Psiquiatria (transtornos mentais) – MD.Saúde. https://www.mdsaude.com/psiquiatria/.
    (3) Psiquiatra: o que faz e quando consultar – Tua Saúde. https://www.tuasaude.com/psiquiatra/.
    (4) Transtornos mentais – OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde. https://www.paho.org/pt/topicos/transtornos-mentais.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.