Qual é a concepção de justiça social de John Rawls?

Homepage Fóruns Direito Qual é a concepção de justiça social de John Rawls?

Marcado: 

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #340733
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Qual é a concepção de justiça social de John Rawls?

    A concepção de justiça social de John Rawls, um dos filósofos políticos mais influentes do século XX, é detalhadamente explorada em sua obra seminal “Uma Teoria da Justiça”, publicada em 1971. Rawls propõe um modelo de sociedade baseado em princípios de justiça que garantiriam direitos e liberdades básicas de forma equitativa a todos os indivíduos, além de organizar as desigualdades socioeconômicas de maneira que elas beneficiem os membros mais desfavorecidos da sociedade. A teoria de Rawls é construída sobre dois princípios fundamentais:

    1. Princípio da Igualdade das Liberdades Básicas: Rawls afirma que cada pessoa deve ter um direito igual ao mais abrangente sistema de liberdades básicas compatíveis com um sistema similar de liberdade para todos. Isso significa que as liberdades civis e políticas são consideradas fundamentais e devem ser igualmente garantidas a todos os cidadãos, sem exceção.
    2. Princípio da Diferença: Este princípio é dividido em duas partes. A primeira estabelece que desigualdades sociais e econômicas devem ser arranjadas de modo que sejam ao maior benefício dos membros menos vantajosos da sociedade. A segunda parte defende o princípio da igualdade de oportunidades, assegurando que todos tenham as mesmas chances de acessar posições e cargos dentro da sociedade.

    Um aspecto central da teoria de Rawls é o “véu da ignorância”, um experimento mental que propõe imaginar uma situação original na qual os indivíduos escolhem os princípios de justiça de sua sociedade sem saber quais serão suas posições sociais, econômicas, ou suas habilidades pessoais. Isso serve para garantir imparcialidade nas decisões, pois, sob o véu da ignorância, os indivíduos escolheriam princípios que protejam os interesses de todos, considerando a possibilidade de eles próprios serem os mais desfavorecidos.

    Portanto, a concepção de justiça social de Rawls é uma tentativa de formular um sistema de cooperação social que seja justo para todos os membros da sociedade, promovendo a igualdade de direitos básicos e oportunidades, ao mesmo tempo em que permite desigualdades econômicas e sociais apenas se elas beneficiarem os mais desfavorecidos.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.