Significado de quinto constitucional
- Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Marcado: quinto constitucional
O “quinto constitucional” é um sistema de indicação de membros do Poder Judiciário, geralmente de advogados e membros do Ministério Público, para ocupar vagas em tribunais, especialmente tribunais superiores, como os tribunais de segunda instância e tribunais superiores (no caso do Brasil, como o Superior Tribunal de Justiça e o Tribunal Superior do Trabalho). Esse sistema é uma característica de alguns sistemas judiciais, como o sistema legal brasileiro.
A principal característica do quinto constitucional é a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público na indicação de parte dos membros desses tribunais. Em geral, a proporção de membros indicados pelo quinto constitucional em relação aos membros de carreira varia de acordo com a legislação de cada país ou estado. Por exemplo, no Brasil, um terço dos membros dos tribunais de segunda instância e um quinto dos membros dos tribunais superiores são escolhidos pelo quinto constitucional.
O objetivo do quinto constitucional é trazer uma diversidade de perspectivas para o Poder Judiciário, permitindo que advogados e membros do Ministério Público, que têm experiência prática na área jurídica, também desempenhem papéis na magistratura. Isso é visto como uma maneira de equilibrar o sistema judicial, trazendo diferentes experiências e conhecimentos para a tomada de decisões judiciais.
É importante observar que as regras específicas para o quinto constitucional podem variar de um país para outro, e nem todos os sistemas judiciais adotam esse sistema. Além disso, a aplicação do quinto constitucional pode ser objeto de debate e reforma em alguns países, à medida que as legislações e as estruturas judiciais evoluem.
© 2023 Juristas. Todos os direitos reservados.