Saiba quem pode portar arma de fogo no Brasil

Homepage Fóruns Direito Saiba quem pode portar arma de fogo no Brasil

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #338130
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Porte de Arma de Fogo no Brasil

    No Brasil, o porte de arma de fogo é regulamentado pela Lei nº 10.826/2003, também conhecida como Estatuto do Desarmamento, além de regulamentações complementares emitidas pelo Exército Brasileiro e pela Polícia Federal. As regras para o porte de arma diferem das regras para a posse de arma. A posse permite manter uma arma em casa ou no local de trabalho (desde que o titular seja o responsável legal pelo estabelecimento), enquanto o porte permite ao indivíduo carregar a arma consigo fora de sua residência ou local de trabalho.

    Podem solicitar o porte de arma no Brasil:

    1. Forças de Segurança Pública e Forças Armadas: Incluindo policiais federais, militares, civis, rodoviários, ferroviários, membros do Exército, Marinha e Aeronáutica, entre outros.
    2. Funcionários da Justiça: Isso inclui juízes, promotores e servidores do sistema judiciário que estejam efetivamente em funções de risco devido ao exercício de suas funções.

    3. Residentes em Áreas Rurais: Para uso exclusivo na propriedade rural, a fim de proteger seu patrimônio, sujeito à comprovação da necessidade.

    4. Cidadãos Comuns: Cidadãos comuns podem solicitar o porte de arma de fogo, mas devem atender a requisitos rigorosos, como justificar a efetiva necessidade por razão de sua atividade profissional ou pessoal que represente risco à sua segurança, além de cumprir outros critérios, como ter mais de 25 anos, não ter antecedentes criminais, ter capacidade técnica e psicológica para o manuseio de uma arma de fogo, entre outros.

    5. Profissionais de Segurança Privada e Transporte de Valores: Incluindo vigilantes e profissionais que trabalham no transporte de valores, desde que registrados e em exercício de suas atividades.

    6. Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs): Embora geralmente restritos ao transporte de armas entre sua residência e locais de prática (como clubes de tiro ou áreas de caça), em situações específicas e sob regulamentações rigorosas, esses indivíduos podem ser autorizados a portar armas.

    É importante destacar que todas as pessoas que desejam portar armas de fogo no Brasil devem passar por um processo de verificação rigoroso conduzido pela Polícia Federal, que inclui testes de habilidade e saúde mental, além de justificar a necessidade do porte. As regras sobre porte de armas são sujeitas a mudanças e a interpretações legais, portanto é importante consultar as leis e regulamentos mais recentes.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.