Significado de API

Marcado: 

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #335599
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    API

    API, sigla para Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicativos), refere-se a um conjunto de regras, protocolos e ferramentas para construir software e aplicações. Uma API especifica como os componentes de software devem interagir entre si e permite que diferentes sistemas e aplicações comuniquem-se sem a necessidade de conhecer detalhes da implementação interna do outro.

    As APIs são fundamentais no desenvolvimento de software, pois facilitam a criação de programas ao fornecer blocos de construção pré-definidos para desenvolver novas aplicações ou para integrar funcionalidades específicas. Por exemplo, uma API de mapas pode permitir que desenvolvedores adicionem recursos de localização e mapeamento aos seus próprios sites ou aplicativos sem precisar criar essa funcionalidade do zero.

    Existem vários tipos de APIs, incluindo:

    1. APIs da Web / APIs RESTful: Usadas para comunicação entre aplicações de internet, permitem a interação entre serviços web e aplicações. Utilizam protocolos HTTP para enviar e receber dados, geralmente em formato JSON ou XML.
    2. APIs de Bibliotecas: Conjuntos de rotinas, protocolos e ferramentas para construir software. São especificações de funções ou classes que permitem a realização de tarefas sem preocupar-se com o código fonte ou algoritmos internos.

    3. APIs de Sistema Operacional: Permitem que aplicações interajam com o sistema operacional sob o qual operam, como criação de arquivos, comunicação com dispositivos, gerenciamento de memória, entre outros.

    4. APIs de Hardware: Interfaces que permitem a comunicação entre o software e o hardware, como controladores de dispositivos que permitem ao software utilizar recursos do hardware como câmeras, GPS ou sensores.

    As APIs são vantajosas porque permitem a reutilização de serviços e funcionalidades, reduzem o tempo de desenvolvimento, promovem a inovação ao permitir que serviços combinem recursos de maneira criativa, e suportam a interoperabilidade entre sistemas e aplicações. No contexto atual da computação em nuvem, Internet das Coisas (IoT) e aplicações móveis, as APIs são mais importantes do que nunca, servindo como a espinha dorsal da integração digital e da economia de aplicativos.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.