Significado de Arcontes

Marcado: 

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #342561
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Arcontes

    “Arcontes” é um termo que se refere a uma posição de alto escalão na administração da antiga Atenas. A palavra deriva do grego “ἄρχων” (árchon), que significa “líder” ou “governante”. Na Atenas antiga, os arcontes eram magistrados eleitos que desempenhavam diversas funções executivas, judiciais e religiosas dentro da cidade-estado.

    Originalmente, o título de arconte era conferido ao governante supremo, mas com o desenvolvimento da estrutura política ateniense, o papel foi dividido em várias posições específicas. Até o final do século VII a.C., o sistema evoluiu para incluir três principais arcontes: o Arconte Eponímio (ou simplesmente Arconte), que era o chefe de estado e cujo nome era usado para marcar o ano; o Arconte Basileus, que era responsável pelos rituais religiosos; e o Arconte Polemarco, que lidava com assuntos militares e, em alguns casos, com a defesa dos estrangeiros e órfãos.

    Mais tarde, com a expansão da administração ateniense, foram adicionados mais seis arcontes, conhecidos coletivamente como Tesmotetas, que desempenhavam funções judiciais. Os nove arcontes, portanto, formavam um corpo de governo chamado Colégio dos Arcontes.

    Os arcontes eram escolhidos por um processo combinado de eleição e sorteio, e suas funções variavam desde a liderança em cerimônias religiosas até o julgamento de casos legais e a administração geral da cidade. Com o tempo, a importância do papel dos arcontes mudou, especialmente à medida que Atenas se tornou mais democrática, mas eles continuaram a ser figuras centrais na estrutura política ateniense.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.