Significado de CICV - Comitê Internacional da Cruz Vermelha

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de CICV - Comitê Internacional da Cruz Vermelha

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #332381
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    CICV – Comitê Internacional da Cruz Vermelha

    A sigla “CICV” representa o “Comitê Internacional da Cruz Vermelha”, que é uma organização humanitária internacional dedicada a proteger a vida e a dignidade das pessoas afetadas por conflitos armados e situações de violência. Fundado em 1863, o CICV é uma das principais organizações que operam sob os princípios do Direito Internacional Humanitário (DIH) e do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

    As principais atividades e funções do CICV incluem:

    1. Assistência Humanitária: Fornecer ajuda humanitária, como alimentos, água, abrigo e cuidados médicos, a pessoas afetadas por conflitos armados e desastres naturais.
    2. Visitas a Detidos: Monitorar as condições de detenção e assegurar que as pessoas detidas sejam tratadas com dignidade e de acordo com as normas internacionais.

    3. Busca por Pessoas Desaparecidas: Trabalhar para esclarecer o destino de pessoas desaparecidas durante conflitos, promovendo o reencontro com suas famílias.

    4. Promoção do DIH: Divulgar e promover o respeito pelas regras do Direito Internacional Humanitário entre as partes envolvidas em conflitos.

    5. Proteção de Civis: Defender e proteger a população civil em áreas de conflito, buscando reduzir o impacto dos combates sobre os não combatentes.

    6. Diálogo Humanitário: Facilitar o diálogo entre partes em conflitos armados para alcançar acordos de cessar-fogo, trocas de prisioneiros e outras medidas de alívio humanitário.

    O CICV é uma organização neutra e imparcial que opera em todo o mundo, atendendo a crises humanitárias em locais de conflito e desastres. Trabalha em estreita colaboração com sociedades nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, bem como com outros parceiros humanitários, e busca promover a aplicação das leis e princípios humanitários em conflitos armados e em outras situações de emergência. Seu objetivo principal é salvar vidas, aliviar o sofrimento humano e promover o respeito pelos direitos humanos em todas as circunstâncias.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.