Significado de cidadão brasileiro

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de cidadão brasileiro

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #331350
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Cidadão Brasileiro 

    O termo “cidadão brasileiro” refere-se a uma pessoa que possui a nacionalidade brasileira, seja por nascimento ou por naturalização. Isso implica uma série de direitos e deveres em relação ao Estado brasileiro e à sociedade. Vamos detalhar um pouco mais:

    1. Por Nascimento: Uma pessoa se torna cidadã brasileira ao nascer no Brasil, mesmo que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país. Além disso, filhos de pais brasileiros nascidos no exterior também são cidadãos brasileiros.
    2. Por Naturalização: Estrangeiros que residem no Brasil por um período determinado e atendem a certos critérios estabelecidos por lei podem se tornar cidadãos brasileiros.

    Os direitos do cidadão brasileiro incluem, mas não estão limitados a, o direito de votar e ser votado (para aqueles acima de 16 anos), o direito à liberdade, à propriedade, à educação e à saúde. Os cidadãos também têm o direito de expressar suas opiniões e de se associar livremente.

    Quanto aos deveres, eles incluem o respeito às leis do país, a participação no sistema democrático (por exemplo, votando em eleições), a contribuição com os impostos e a defesa do país, se necessário.

    Ser um cidadão brasileiro, portanto, significa ter um vínculo jurídico e político com o Brasil, o que implica uma série de direitos garantidos pela Constituição e pelas leis do país, bem como uma série de obrigações para com a sociedade e o Estado.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.