Significado de Concílio

Homepage Fóruns Direito Canônico Significado de Concílio

Marcado: 

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #333763
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Concílio

    Um concílio é uma assembleia formal de líderes e teólogos da Igreja, convocada para discutir e tomar decisões sobre questões de fé, moral, disciplina eclesiástica e doutrina cristã. Os concílios são classificados em diferentes categorias, dependendo de sua autoridade e do escopo de suas decisões:

    1. Concílios Ecumênicos: São as reuniões consideradas mais importantes, pois envolvem bispos de toda a Igreja universal sob a autoridade do Papa. Estes concílios são convocados para tratar de questões significativas que afetam toda a Igreja Católica. Até o momento, houve 21 concílios ecumênicos reconhecidos pela Igreja Católica, incluindo o Concílio de Niceia (325) e o Concílio Vaticano II (1962-1965).
    2. Concílios Locais ou Regionais: Reúnem bispos de uma região geográfica específica para discutir questões que afetam principalmente essa área. Embora suas decisões possam ter uma ampla relevância, elas são, primariamente, direcionadas às comunidades locais.

    3. Sínodos: São reuniões que podem ser ecumênicas, nacionais ou diocesanas, mas geralmente têm um escopo mais limitado do que os concílios. Os sínodos focam em questões práticas específicas de governança ou direção pastoral.

    Os concílios têm desempenhado um papel crucial na história da Igreja, ajudando a definir e clarificar a doutrina cristã em resposta a heresias, mal-entendidos e desafios culturais. Eles também servem para promover a unidade dentro da Igreja, reafirmando os ensinamentos centrais e orientando os fiéis em questões morais e espirituais. As decisões tomadas em concílios ecumênicos, em particular, são consideradas infalíveis e obrigatórias para todos os membros da Igreja Católica.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.