Significado de Contratação

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de Contratação

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #336124
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Contratação

    Contratação é o processo pelo qual uma organização, empresa ou indivíduo acorda formalmente em adquirir os serviços ou produtos de outro indivíduo, empresa ou organização, geralmente mediante um contrato. No contexto do emprego, a contratação envolve o recrutamento e a admissão de um novo funcionário para preencher uma posição específica dentro de uma organização, estabelecendo um relacionamento de trabalho formal e legalmente vinculativo entre o empregador e o empregado.

    Aspectos principais da contratação incluem:

    1. Processo de Recrutamento: Identificação e atração de candidatos qualificados para uma vaga de emprego, utilizando diferentes métodos como anúncios de emprego, feiras de carreira, recrutamento online e headhunting.
    2. Seleção: Avaliação dos candidatos por meio de entrevistas, testes de habilidades, verificações de referências e, em alguns casos, exames médicos, para determinar o candidato mais adequado para a posição.

    3. Oferta de Emprego: Uma vez identificado o candidato ideal, é feita uma oferta de emprego que inclui detalhes como cargo, salário, benefícios e outras condições de trabalho.

    4. Assinatura do Contrato: A formalização da contratação é feita através da assinatura de um contrato de trabalho, que estabelece os direitos e deveres de ambas as partes, como remuneração, horário de trabalho, deveres do cargo, políticas da empresa e condições de rescisão.

    5. Integração e Treinamento: Após a contratação, muitas organizações conduzem programas de integração e treinamento para familiarizar o novo funcionário com a cultura da empresa, processos de trabalho e colegas de equipe.

    No contexto de aquisição de produtos ou serviços, a contratação envolve a negociação e a formalização de um contrato de fornecimento ou prestação de serviços, especificando termos como escopo do trabalho, preço, prazos e critérios de qualidade.

    A contratação é um componente essencial da gestão de recursos humanos nas organizações, bem como da gestão de operações e cadeias de suprimentos, impactando diretamente a eficácia, a produtividade e o sucesso de uma empresa.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.