Significado de contrato estimatório

Homepage Fóruns Direito Contratual Significado de contrato estimatório

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #341676
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Significado de contrato estimatório

    O contrato estimatório, também conhecido como contrato de consignação, é um tipo de acordo comercial regulamentado pelo Código Civil em diversos países, incluindo o Brasil.

    Este contrato possui características próprias que o distinguem de outros tipos de acordos comerciais.

    Natureza e Características

    O contrato estimatório é caracterizado pela entrega de bens de um consignante (geralmente o produtor ou fornecedor) para um consignatário (como um vendedor ou comerciante), sem a transferência imediata da propriedade desses bens. O consignatário recebe o direito de vender os bens a terceiros, e a propriedade dos bens só é transferida do consignante para o consignatário ou para o terceiro comprador no momento da venda.

    Funcionalidade e Objetivos

    • Venda em Consignação: O consignatário tenta vender os bens pelo preço estipulado ou por um preço superior, dentro de um período acordado.
    • Retorno e Pagamento: Se a venda é realizada, o consignatário paga ao consignante o preço previamente acordado, ficando com a margem de lucro, se houver. Se a venda não ocorrer dentro do período estipulado, o consignatário tem o direito de devolver os bens ao consignante.
    • Riscos e Responsabilidades: O consignatário é responsável pela guarda e conservação dos bens até que a venda seja efetuada ou os bens sejam devolvidos. Os riscos geralmente recaem sobre o consignatário durante o período de consignação.

    Aspectos Legais

    • Transferência de Propriedade: A propriedade dos bens permanece com o consignante até que ocorra a venda.
    • Direito de Devolução: O consignatário pode devolver os bens não vendidos ao consignante sem a necessidade de compensação, a menos que haja um acordo em contrário.
    • Obrigações Contratuais: As obrigações de ambas as partes devem ser claramente estabelecidas no contrato, incluindo os termos de pagamento, o período de consignação e as condições de devolução dos bens.

    O contrato estimatório oferece uma flexibilidade considerável para ambas as partes, permitindo ao consignante ampliar a distribuição de seus produtos sem necessidade imediata de venda e ao consignatário a possibilidade de oferecer uma gama mais ampla de produtos sem o investimento inicial na compra de estoque. É uma ferramenta valiosa em setores como o varejo, permitindo uma gestão de estoque e de fluxo de caixa mais eficientes.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.