Significado de crime de violência doméstica

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de crime de violência doméstica

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #333460
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Crime de Violência Doméstica 

    O crime de violência doméstica, no contexto jurídico, refere-se a atos violentos cometidos dentro do ambiente doméstico ou familiar contra uma pessoa, geralmente envolvendo relações conjugais, familiares ou afetivas. No Brasil, a Lei Maria da Penha, que entrou em vigor em 2006, é uma legislação importante que trata especificamente da violência doméstica contra a mulher.

    A Lei Maria da Penha visa coibir e prevenir a violência doméstica e familiar, estabelecendo medidas protetivas para as vítimas e penalidades para os agressores. Os crimes de violência doméstica podem incluir agressões físicas, psicológicas, sexuais, ameaças, constrangimentos, entre outros.

    É importante destacar que a violência doméstica não se limita apenas à agressão física; ela engloba qualquer forma de abuso ou agressão que ocorra no ambiente familiar ou doméstico. O objetivo dessas leis é proteger as vítimas e promover a igualdade de gênero, já que as mulheres são as principais vítimas desse tipo de violência, embora também possa afetar homens em algumas situações.

    Além da Lei Maria da Penha, o Código Penal Brasileiro e outras legislações também tratam de crimes relacionados à violência doméstica e familiar, aplicando penalidades aos agressores e oferecendo suporte às vítimas.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.