Significado de Crime do Colarinho Branco

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #330711
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Crime do Colarinho Branco

    O “crime do colarinho branco” é um termo utilizado para descrever crimes financeiros, econômicos ou empresariais cometidos por pessoas de alta posição social, frequentemente em cargos de responsabilidade em empresas, instituições financeiras ou governo. O termo “colarinho branco” refere-se à vestimenta comum em ambientes profissionais e empresariais, associada a pessoas de classe média e alta.

    Os crimes do colarinho branco geralmente envolvem atividades fraudulentas, como fraude financeira, corrupção, lavagem de dinheiro, evasão fiscal, manipulação de mercado de ações, entre outros. Esses crimes são cometidos visando obter ganhos financeiros pessoais ou empresariais, muitas vezes às custas de outras pessoas, empresas ou até mesmo do sistema econômico como um todo.

    É importante destacar que os crimes do colarinho branco são frequentemente complexos e envolvem o uso de conhecimentos financeiros e legais para ocultar atividades criminosas. Como resultado, a investigação e a persecução desses crimes podem ser desafiadoras.

    O termo “colarinho branco” foi popularizado pelo sociólogo e criminologista Edwin Sutherland na década de 1930 e tem sido amplamente utilizado desde então para se referir a crimes cometidos por pessoas em posições de poder e influência. O combate aos crimes do colarinho branco envolve a aplicação rigorosa da lei, investigações detalhadas e o reforço da regulamentação financeira e empresarial.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.