Significado de Decadência no CDC

Decadência no Código de Defesa do Consumidor - CDC

No contexto do Código de Defesa do Consumidor (CDC) brasileiro, a decadência é um instituto jurídico que estabelece um prazo para que o consumidor possa reclamar de vícios aparentes ou de fácil constatação em produtos ou serviços. Uma vez transcorrido esse prazo, sem que o consumidor tenha feito a reclamação, ele perde o direito de exigir a reparação (seja conserto, troca, devolução do valor pago ou abatimento no preço) dos vícios identificados.

De acordo com o artigo 26 do CDC, os prazos de decadência são:

  • 30 dias para serviços e produtos não duráveis (aqueles cujo consumo ou utilização se exaure no curto prazo, como alimentos, por exemplo).
  • 90 dias para serviços e produtos duráveis (aqueles que têm prolongada utilização, como eletrodomésticos, veículos, etc.).

Esses prazos começam a correr a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços. O CDC permite ainda que esses prazos sejam suspensos quando o consumidor reclama ao fornecedor até a efetiva reparação do produto ou serviço, proporcionando uma garantia adicional ao consumidor.

É importante destacar que a decadência no CDC se aplica especificamente aos vícios do produto ou serviço, não afetando os direitos do consumidor em caso de defeitos que coloquem em risco sua segurança (defeitos de fabricação que possam causar acidentes, por exemplo), situação em que se aplicam os prazos prescricionais para a busca de indenizações por danos morais ou materiais.

O conceito de decadência é fundamental para incentivar os consumidores a verificarem a qualidade dos produtos e serviços adquiridos e reclamarem em tempo hábil, além de permitir que os fornecedores tenham segurança jurídica sobre a extensão de sua responsabilidade em relação aos vícios dos produtos ou serviços oferecidos.

Postagens recentes

Diversos Contatos do TJGO - Telefones, WhatsApp e E-mails

Organogramas: Coordenadoria de Acompanhamento e Controle da DPI Contato: Ana Flávia F. Antunes affantunes@tjgo.jus.br (62) 3236-5434 Telefones e endereços:: Núcleo… Veja Mais

1 dia atrás

Varas da Infância e Juventude - TJSP

Varas da Infância e Juventude - TJSP Comarca Vara - Email do Cartório ADAMANTINA 2ª VARA CÍVEL E DA INFÂNCIA… Veja Mais

1 dia atrás

Telefones, Endereço e E-mails das Varas de Violência Doméstica do TJSP

Telefones, Endereço e E-mails das Varas de Violência Doméstica do TJSP Capital Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a… Veja Mais

1 dia atrás

Lista de e-mails dos JECs - TJSP - Tribunal de Justiça de São Paulo

Lista de e-mails dos JECs do TJSP - Tribunal de Justiça de São Paulo:   Juizado Especial E-mail Município -… Veja Mais

1 dia atrás

Lista de Emails do TJPE - Tribunal de Justiça de Pernambuco

Lista de Emails do TJPE - Tribunal de Justiça de Pernambuco Consulte a unidade desejada usando o filtro de pesquisa… Veja Mais

1 dia atrás

E-mails das Comarcas do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - TJMG SECRETARIA EXECUTIVA DE PLANEJAMENTO E QUALIDADE NA GESTÃO INSTITUCIONAL CENTRO… Veja Mais

1 dia atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

Condenação criminal não basta para tirar promotor de Justiça do cargo

0
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em julgamento unânime, confirmou decisão monocrática do ministro Reynaldo Soares da Fonseca que havia reformado acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) para manter no cargo um promotor de Justiça condenado pelo crime de concussão.