Significado de Defesa Cibernética

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de Defesa Cibernética

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #331060
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Defesa Cibernética

    A defesa cibernética engloba as medidas, estratégias e processos utilizados para proteger sistemas de informação, redes e ativos digitais contra ataques cibernéticos, acessos não autorizados e outras formas de ameaças digitais. Essencial para a segurança de indivíduos, empresas e governos, a defesa cibernética é uma área em constante evolução, adaptando-se às novas tecnologias e aos métodos sofisticados usados por cibercriminosos. Características principais incluem:

    1. Proteção de Infraestruturas Críticas: Salvaguardar sistemas essenciais para a operação de serviços vitais como energia, transporte, comunicação e serviços financeiros.
    2. Prevenção de Ataques: Implementação de medidas para prevenir invasões, como firewalls, antivírus, criptografia e outros mecanismos de segurança.

    3. Detecção e Resposta a Incidentes: Monitoramento constante de sistemas para detectar atividades suspeitas ou maliciosas e resposta rápida a incidentes de segurança.

    4. Gestão de Riscos: Análise e gerenciamento proativo dos riscos cibernéticos associados às operações e ativos digitais.

    5. Educação e Conscientização: Treinamento de funcionários e usuários sobre práticas seguras de uso da internet e conscientização sobre riscos cibernéticos.

    6. Atualização e Manutenção de Sistemas: Manter sistemas e softwares atualizados para proteger contra vulnerabilidades conhecidas.

    7. Conformidade com Normas e Leis: Adesão a regulamentações e padrões de segurança cibernética para proteção de dados e privacidade.

    8. Planejamento de Continuidade de Negócios e Recuperação de Desastres: Preparação para manter operações essenciais durante e após ataques cibernéticos e para recuperar rapidamente de tais incidentes.

    A defesa cibernética é um elemento crítico na proteção contra a crescente variedade de ameaças digitais que enfrentamos na era da informação.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.