Significado de Deficiente Mental

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de Deficiente Mental

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #340921
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Deficiente Mental

    O termo “deficiente mental” foi historicamente utilizado para descrever uma pessoa que possui limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo. No entanto, hoje em dia, esse termo é considerado desatualizado e inadequado devido ao seu caráter pejorativo e estigmatizante.

    Em vez disso, é preferível usar terminologia mais respeitosa e precisa, como “pessoa com deficiência intelectual” ou “pessoa com transtorno do desenvolvimento intelectual” (TDI). Esses termos reconhecem a humanidade e a dignidade das pessoas afetadas e enfatizam que a deficiência é apenas uma parte de sua identidade, não sua totalidade.

    Uma pessoa com deficiência intelectual pode apresentar limitações no funcionamento intelectual e adaptativo, o que pode afetar sua capacidade de aprender, compreender e se comunicar. No entanto, é importante reconhecer que cada pessoa é única e pode ter habilidades, interesses e necessidades diferentes, independentemente de sua deficiência.

    O tratamento adequado e o apoio às pessoas com deficiência intelectual envolvem o acesso a serviços de saúde, educação, emprego e apoio social que respeitem sua dignidade e promovam sua inclusão na sociedade. O respeito pelos direitos e a valorização da autonomia e da autodeterminação são fundamentais para garantir que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou limitações, tenham oportunidades iguais de participar plenamente da vida comunitária.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.