Significado de Democracia

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de Democracia

Marcado: 

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #327944
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Democracia

    Democracia é um sistema de governo no qual o poder político é exercido pelo povo ou em seu nome. É uma forma de organização política em que os cidadãos têm o direito de participar na tomada de decisões políticas, seja diretamente, por meio de votações e eleições, ou indiretamente, através da escolha de representantes para governar em seu nome.

    Características fundamentais da democracia incluem:

    1. Eleições Livres e Justas: Os cidadãos têm o direito de escolher seus líderes por meio de eleições regulares e transparentes, nas quais cada voto tem peso igual.
    2. Estado de Direito: A democracia é fundamentada no respeito à lei e na igualdade perante a lei. Isso significa que todos, incluindo líderes e governantes, devem seguir as leis estabelecidas.

    3. Liberdades Individuais: As democracias protegem as liberdades individuais, como a liberdade de expressão, de imprensa, de associação e de religião. Os cidadãos têm o direito de expressar suas opiniões e críticas ao governo sem medo de perseguição.

    4. Separação de Poderes: O poder é geralmente dividido entre diferentes ramos do governo, como o executivo, legislativo e judiciário, para evitar concentração excessiva de poder em uma única instituição.

    5. Participação Cidadã: A democracia valoriza a participação ativa dos cidadãos na vida política, seja por meio de votação, protestos pacíficos, petições ou envolvimento em organizações da sociedade civil.

    6. Accountabilidade: Os líderes eleitos são responsáveis perante os cidadãos e sujeitos a prestar contas por suas ações e decisões.

    7. Proteção dos Direitos Minoritários: As democracias protegem os direitos das minorias e garantem que não sejam excluídas ou discriminadas com base em sua identidade.

    É importante destacar que existem diferentes formas de democracia em todo o mundo, desde democracias diretas, em que os cidadãos votam diretamente em questões políticas, até democracias representativas, onde os cidadãos elegem representantes para tomar decisões em seu nome. A democracia é amplamente considerada como um sistema de governo que promove a participação, a transparência e a responsabilidade, e é uma das formas mais prevalentes de governo em todo o mundo.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.