Significado de DNS Spoofing

Homepage Fóruns Internet Significado de DNS Spoofing

Marcado: ,

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #334014
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    DNS Spoofing 

    DNS spoofing, ou falsificação de DNS, é uma técnica utilizada em ataques cibernéticos para manipular ou corromper as informações de resolução de nomes de domínio (DNS) em uma rede, com o objetivo de redirecionar o tráfego de internet para um destino malicioso.

    O DNS é o sistema responsável por traduzir nomes de domínio legíveis por humanos, como “www.exemplo.com”, em endereços IP numéricos utilizados pelos computadores para se comunicar na internet. Quando um usuário digita um nome de domínio em seu navegador, o computador faz uma consulta DNS para resolver esse nome em um endereço IP.

    No DNS spoofing, um atacante falsifica as respostas de consulta DNS para direcionar o tráfego de internet para um servidor controlado pelo atacante, em vez do servidor legítimo associado ao nome de domínio. Isso pode ser feito de várias maneiras, incluindo:

    1. Cache Poisoning: O atacante envia respostas de consulta DNS falsificadas para um servidor DNS ou para um cliente, fazendo com que ele armazene informações de resolução de nomes falsas em seu cache. Quando um usuário solicita o mesmo nome de domínio, ele recebe a resposta falsa do cache, direcionando-o para o servidor malicioso.
    2. ARP Spoofing: O atacante manipula as tabelas ARP (Address Resolution Protocol) em uma rede local para associar seu próprio endereço MAC a um endereço IP legítimo de um servidor DNS. Isso faz com que o tráfego de DNS seja encaminhado para o atacante, que pode então enviar respostas de DNS falsificadas.

    3. Roubo de Sessão DNS: O atacante intercepta uma sessão de consulta DNS entre um cliente e um servidor DNS legítimo e envia respostas falsificadas para redirecionar o tráfego para o servidor malicioso.

    Os ataques de DNS spoofing podem ser usados para várias finalidades maliciosas, como phishing, redirecionamento para sites de phishing, distribuição de malware, coleta de informações confidenciais e interrupção de serviços online legítimos.

    Para se proteger contra DNS spoofing, é importante adotar práticas de segurança cibernética, como usar servidores DNS confiáveis e seguros, implementar medidas de segurança de rede, como detecção de ARP spoofing, e usar tecnologias de criptografia, como DNSSEC (Domain Name System Security Extensions), quando disponíveis.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.