Significado de execução por asfixia com nitrogênio

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #332179
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Execução por Asfixia com Nitrogênio 

    A execução por asfixia com nitrogênio é um método de pena de morte que foi recentemente utilizado nos Estados Unidos, especificamente no estado do Alabama. Este método envolve a inalação de nitrogênio puro ou em altas concentrações, o que leva à morte por hipóxia, ou seja, a falta de oxigênio. Este tipo de execução é considerado controverso e tem sido condenado por organizações internacionais como as Nações Unidas, que o classificam como uma forma de tortura.

    O caso mais notável de execução por asfixia com nitrogênio nos Estados Unidos envolveu Kenneth Eugene Smith, que foi condenado à morte em 1988. Após um longo processo legal, a Suprema Corte dos EUA aprovou sua execução por esse método. Durante a execução, Smith foi obrigado a inalar o gás nitrogênio enquanto estava deitado numa maca com uma máscara especial. O procedimento substituiu o ar que ele respirava por um composto 100% nitrogênio, privando o corpo do oxigênio necessário para a sobrevivência.

    Este método foi autorizado em sete estados americanos, incluindo Alabama, Mississippi e Oklahoma, mas apenas o Alabama formalizou um protocolo de execução para a hipóxia de nitrogênio. Relatórios de jornalistas que testemunharam a execução de Smith descreveram que ele parecia consciente por vários minutos e apresentou tremores e respiração agonal, que é uma respiração ofegante observada em pessoas que estão morrendo.

    O uso de nitrogênio para execução é visto como uma alternativa às injeções letais, que têm enfrentado escrutínio e críticas nos últimos anos. No entanto, o método de asfixia com nitrogênio gera debates significativos sobre sua humanidade e eficácia.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.