Significado de filho afetivo
- Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Marcado: filho
Filho afetivo é um termo utilizado para descrever uma criança que, embora não tenha laços biológicos ou legais formais de adoção com um adulto ou casal, estabelece com eles uma relação profunda, equivalente à de pais e filhos, baseada em vínculos de amor, cuidado e compromisso emocional. Essa relação é construída sobre o afeto mútuo e o desempenho voluntário dos papéis parentais, sem a formalização legal dessa parentalidade.
A figura do filho afetivo destaca a importância das relações construídas e sustentadas pelo afeto e pelo cuidado contínuo, reconhecendo que as conexões familiares vão além das determinações genéticas ou das formalidades jurídicas. Enquanto a adoção confere uma relação parental formal e legal, o conceito de filho afetivo ressalta a realidade de que muitas relações parentais se desenvolvem e se fortalecem por meio da convivência, do apoio e do amor.
Em alguns casos, a relação entre um filho afetivo e seus pais afetivos pode levar a uma adoção formal, se assim desejarem e se as leis aplicáveis permitirem. No entanto, mesmo na ausência de uma formalização legal, muitas famílias e sociedades reconhecem e valorizam a importância dos laços afetivos na formação de relações parentais significativas e duradouras.
© 2023 Juristas. Todos os direitos reservados.