Significado de Gaslighting Jurídico
- Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Marcado: Gaslighting, Jurídico
O termo “gaslighting jurídico” não é um conceito jurídico formal, mas sim uma expressão que faz referência à aplicação do conceito de “gaslighting” em um contexto jurídico. O “gaslighting” é uma forma de manipulação psicológica em que uma pessoa tenta fazer outra pessoa duvidar de sua própria percepção da realidade, levando-a a questionar sua sanidade ou memória.
No contexto jurídico, “gaslighting jurídico” pode ser usado para descrever situações em que uma parte em um processo legal, como um tribunal, um advogado ou uma testemunha, tenta manipular ou distorcer os fatos, as evidências ou o testemunho de uma maneira que faz com que a outra parte sinta que está ficando louca, desorientada ou incerta quanto aos eventos ocorridos.
Por exemplo, um advogado que utiliza táticas de “gaslighting jurídico” pode fazer perguntas capciosas a uma testemunha na tentativa de fazê-la se contradizer ou questionar sua própria memória, minando assim sua credibilidade perante o tribunal. Isso pode ser usado como uma estratégia para enfraquecer a posição da outra parte em um caso.
Embora “gaslighting jurídico” não seja um termo técnico legal, comportamentos desse tipo podem ser vistos como antiéticos e prejudiciais à busca da verdade em um processo judicial. É importante que as partes e os advogados atuem de maneira ética e respeitem os princípios fundamentais do sistema de justiça para garantir um processo justo e imparcial. Comportamentos de manipulação, distorção ou “gaslighting” podem ser objeto de objeções legais e medidas disciplinares se forem considerados inadequados ou antiéticos no contexto jurídico.
© 2023 Juristas. Todos os direitos reservados.