Significado de Insider Trading
- Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Marcado: Insider Trading
“Insider trading” refere-se à prática de negociar ações ou outros valores mobiliários de uma empresa com base em informações materiais, ainda não divulgadas ao público, as quais, uma vez reveladas, poderiam influenciar o preço desses valores mobiliários no mercado. Essa prática é considerada ilegal e antiética em muitas jurisdições porque viola os princípios de igualdade de acesso à informação e justiça de mercado.
Indivíduos que praticam insider trading podem incluir diretores, funcionários, consultores ou qualquer pessoa que tenha acesso privilegiado a informações confidenciais de uma empresa devido à sua posição ou relação com a mesma. Também pode se referir a pessoas fora da empresa que, de alguma forma, obtiveram essas informações privilegiadas de forma indevida, como familiares, amigos ou parceiros de negócios de quem detém a informação.
Os reguladores do mercado de capitais, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Brasil ou a Securities and Exchange Commission (SEC) nos Estados Unidos, implementam regras rigorosas para prevenir e punir o insider trading. As penalidades para os infratores podem incluir multas pesadas, devolução dos lucros obtidos (ou perdas evitadas) de forma ilícita, e até mesmo prisão.
O combate ao insider trading visa proteger a integridade dos mercados financeiros e garantir que todos os investidores tenham acesso igual às informações relevantes ao tomar decisões de investimento.
© 2023 Juristas. Todos os direitos reservados.