Significado de Java

Homepage Fóruns Internet Significado de Java

Marcado: 

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #335586
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Java

    Java é uma linguagem de programação orientada a objetos, de propósito geral, que foi projetada para ter o mínimo de dependências de implementação possível. Desenvolvida pela Sun Microsystems em 1995 (posteriormente adquirida pela Oracle Corporation), Java foi criada com a intenção de permitir que desenvolvedores escrevessem o código uma vez e o executassem em qualquer dispositivo, um conceito conhecido como “write once, run anywhere” (WORA). Isso é possível porque o código Java é compilado para um bytecode que pode ser executado em qualquer máquina virtual Java (JVM) independentemente da arquitetura do computador subjacente.

    Características principais do Java incluem:

    1. Orientação a Objetos: Java é baseada em classes e objetos, o que facilita a modularidade, reutilização de código e manutenção.
    2. Independência de Plataforma: Graças à JVM, programas Java podem ser executados em diferentes sistemas operacionais e plataformas sem a necessidade de recompilação.

    3. Segurança: Java possui recursos de segurança incorporados, como o gerenciador de segurança e a sandbox, que ajudam a proteger contra código malicioso.

    4. Desempenho: Embora seja interpretado pela JVM, Java pode ser bastante rápido devido a técnicas como a compilação Just-In-Time (JIT), que converte bytecode em código de máquina nativo na execução.

    5. Multithreading: Java suporta programação multithreaded nativamente, permitindo o desenvolvimento de aplicações que podem realizar várias tarefas simultaneamente dentro do mesmo programa.

    6. Biblioteca Padrão Rica: Java vem com uma extensa biblioteca padrão que oferece funcionalidades prontas para programação de rede, manipulação de arquivos, interface gráfica do usuário (GUI), e muito mais.

    Java é amplamente utilizado em uma variedade de aplicações, desde o desenvolvimento de aplicativos móveis (especialmente aplicativos Android) até sistemas de grande escala para empresas, jogos, software de servidor, e aplicações web. A linguagem e tecnologia Java continua a evoluir e permanece como uma das linguagens de programação mais populares e amplamente adotadas no mundo.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.