Significado de Matriz de Eisenhower

Homepage Fóruns Temas Variados Significado de Matriz de Eisenhower

Marcado: ,

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #339248
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Matriz de Eisenhower 

    A Matriz de Eisenhower, também conhecida como o Princípio de Eisenhower ou Matriz de Decisão Urgente/Importante, é uma ferramenta de gerenciamento de tempo e priorização de tarefas. Ela é atribuída ao 34º Presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower, que era conhecido por sua habilidade em manter uma alta produtividade ao longo de sua carreira militar e presidencial.

    A matriz é dividida em quatro quadrantes baseados em dois critérios: urgência e importância das tarefas. Estes quadrantes ajudam a identificar e priorizar tarefas de acordo com as seguintes categorias:

    1. Importante e Urgente (Quadrante I): Tarefas que requerem atenção imediata e são cruciais para alcançar seus objetivos. Exemplos incluem crises, prazos iminentes e problemas urgentes. Estas tarefas devem ser feitas imediatamente.
    2. Importante, mas Não Urgente (Quadrante II): Tarefas que são importantes para alcançar seus objetivos a longo prazo, mas não têm um prazo imediato. Essas atividades incluem planejamento, desenvolvimento pessoal e profissional, e construção de relacionamentos. Este quadrante é onde o planejamento e a prevenção devem ocorrer, e dedicar mais tempo a estas tarefas pode ajudar a reduzir as crises e emergências do Quadrante I.

    3. Não Importante, mas Urgente (Quadrante III): Tarefas que parecem urgentes, mas na realidade não contribuem significativamente para os seus objetivos. Muitas vezes, essas tarefas vêm de outras pessoas e podem incluir algumas reuniões, chamadas telefônicas e e-mails. Embora essas tarefas possam parecer exigir atenção imediata, elas devem ser minimizadas ou delegadas.

    4. Não Importante e Não Urgente (Quadrante IV): Tarefas que não têm valor e não contribuem para os seus objetivos. Incluem atividades como navegar nas redes sociais sem propósito, assistir TV em excesso ou fazer tarefas desnecessárias. Essas atividades devem ser eliminadas o máximo possível.

    O princípio fundamental da Matriz de Eisenhower é que o tempo dedicado ao Quadrante II — atividades importantes, mas não urgentes — pode reduzir as emergências e crises a longo prazo, melhorando a gestão do tempo e aumentando a eficácia pessoal e profissional.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.