Significado de Niilismo

Homepage Fóruns Religiões Significado de Niilismo

Marcado: 

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #343616
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Niilismo

    O niilismo é uma filosofia ou perspectiva que sugere que a vida não possui significado, propósito ou valor intrínseco. Esta visão pode ser aplicada a vários aspectos da existência humana, incluindo moralidade, religião, política, e cultura. Existem diferentes formas de niilismo, cada uma explorando a ideia de vazio ou ausência de significado sob diferentes ângulos.

    Tipos de Niilismo

    1. Niilismo Existencial: Afirma que a vida não tem sentido ou propósito intrínseco. Segundo esta visão, quaisquer valores ou propósitos atribuídos à vida são arbitrários e construídos, não tendo uma base objetiva ou universal.
    2. Niilismo Moral: Sustenta que não existem valores morais objetivamente justificáveis; todas as normas morais são socialmente construídas e, portanto, não há moralidade inerente ou absoluta.

    3. Niilismo Epistemológico: Argumenta que o conhecimento é impossível. Os niilistas epistemológicos duvidam da possibilidade de qualquer conhecimento verdadeiro ou objetivo.

    4. Niilismo Político: Refere-se à crença de que as estruturas sociais e políticas existentes não têm legitimidade intrínseca ou são fundamentalmente corrompidas, e portanto, devem ser completamente destruídas ou abandonadas.

    Características do Niilismo

    • Pessimismo: O niilismo frequentemente carrega um tom pessimista, refletindo uma visão desiludida ou cética sobre o mundo.
    • Rejeição de Convicções Comuns: Niilistas rejeitam as crenças e valores convencionais, seja em contextos religiosos, morais, sociais ou políticos.
    • Sentimento de Libertação: Para alguns, o niilismo pode ser libertador, pois ao descartar crenças de significado impostas externamente, eles sentem uma liberdade para criar seus próprios significados e valores.

    Influências e Críticas

    • Influências: O niilismo influenciou várias correntes de pensamento e movimentos artísticos, especialmente no modernismo. Filósofos como Friedrich Nietzsche exploraram profundamente o conceito, especialmente no contexto do “niilismo europeu” que ele acreditava ser o resultado do declínio da religião e da metafísica na sociedade ocidental.

    • Críticas: O niilismo é frequentemente criticado por ser demasiado pessimista e por promover uma visão de mundo que desencoraja o envolvimento e o melhoramento social, político e pessoal.

    O niilismo apresenta um desafio intelectual significativo, forçando indivíduos e sociedades a confrontar as bases de suas crenças e valores, e, em alguns casos, a redefinir ou reafirmar o que consideram significativo.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.