Significado de Noções de Direito Administrativo
- Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Marcado: direito, direito administrativo
“Noções de Direito Administrativo” refere-se ao conjunto básico de conhecimentos e conceitos fundamentais relacionados à área do direito público que trata da organização, funcionamento e atuação da Administração Pública. Essas noções incluem:
Princípios da Administração Pública: Conhecimento dos princípios que regem a atuação da Administração Pública, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Organização Administrativa: Entendimento sobre a estrutura da Administração Pública, incluindo os órgãos e entidades que a compõem, bem como sua divisão em diferentes esferas de governo (federal, estadual e municipal).
Poderes da Administração: Conhecimento dos poderes conferidos à Administração Pública, como o poder regulamentar, poder de polícia e poder hierárquico.
Atos Administrativos: Compreensão dos diferentes tipos de atos praticados pela Administração Pública, como decisões administrativas, regulamentos, portarias e licenças.
Serviços Públicos: Entendimento sobre o que são os serviços públicos, sua prestação e regulação, bem como os regimes de concessão, permissão e autorização.
Responsabilidade da Administração Pública: Conhecimento das formas de responsabilização da Administração Pública por seus atos, incluindo a responsabilidade civil, administrativa e penal.
Essas são apenas algumas das principais noções de Direito Administrativo que são estudadas e compreendidas para uma melhor compreensão da atuação do Estado na sociedade e das relações entre a Administração Pública e os cidadãos.
© 2023 Juristas. Todos os direitos reservados.