Significado de Overbooking (Preterição de Embarque)

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de Overbooking (Preterição de Embarque)

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #327936
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    **Overbooking (Preterição de Embarque)**

    overbooking
    Créditos: interstid / iStock

    Overbooking (Preterição de Embarque) é um termo usado na indústria de viagens e hospitalidade para descrever a prática de aceitar mais reservas ou vendas de passagens do que a capacidade real disponível. Isso ocorre geralmente em companhias aéreas, hotéis, aluguéis de carros e outros setores relacionados a viagens e acomodações.

    A ideia por trás do overbooking é maximizar a receita e ocupação, assumindo que nem todas as pessoas com reservas realmente aparecerão. No entanto, isso pode levar a situações em que há mais passageiros ou hóspedes confirmados do que assentos ou quartos disponíveis.

    Para lidar com o overbooking, as empresas geralmente contam com as estimativas históricas de no-shows e, quando necessário, pedem voluntários para desistir de seus assentos ou quartos em troca de compensações, como vouchers de viagem ou estadias gratuitas em hotéis.

    Se não houver voluntários suficientes, a empresa pode precisar tomar medidas mais drásticas, como negar o embarque em um voo (o que geralmente resulta em compensações adicionais) ou procurar acomodações alternativas para os hóspedes em hotéis.

    O overbooking é uma prática controversa e, quando mal administrado, pode causar inconvenientes e frustrações para os clientes. As empresas que o utilizam devem ter procedimentos claros para lidar com situações de overbooking e garantir que os passageiros ou hóspedes sejam tratados de maneira justa e adequada quando ocorrerem problemas.

    Overbooking
    Créditos: blauananas / iStock
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.