Significado de Paridade do Poder de Compra

Homepage Fóruns Economia Significado de Paridade do Poder de Compra

Marcado: , ,

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #336984
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Paridade do Poder de Compra

    A Paridade do Poder de Compra (PPC) é um método econômico utilizado para determinar o valor relativo de diferentes moedas. Esse conceito permite comparar o poder aquisitivo entre países, ajustando as diferenças de preços nos diversos locais. A ideia central é que, em ausência de barreiras ao comércio e fatores que afetem as taxas de câmbio, um dólar deveria comprar a mesma quantidade de bens e serviços em qualquer país.

    A PPC baseia-se no “princípio da paridade do poder de compra”, que afirma que a taxa de câmbio entre duas moedas deve ser igual à razão dos níveis de preços entre os dois países, fazendo com que a compra de um conjunto específico de bens e serviços custe o mesmo em ambos os países, quando medido em uma moeda comum. Isso é frequentemente ilustrado pelo “Índice Big Mac” do The Economist, que compara o custo de um Big Mac em diversos países para avaliar se as moedas estão subvalorizadas ou sobrevalorizadas em relação ao dólar americano.

    Ajustar os dados econômicos pela PPC permite fazer comparações mais precisas do Produto Interno Bruto (PIB), renda per capita e outros indicadores econômicos, pois leva em conta o custo de vida e os padrões de inflação dos países. Isso é particularmente útil para análises econômicas internacionais, pesquisa em desenvolvimento econômico e para organizações internacionais que monitoram e comparam o desempenho econômico global.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.