Significado de Pelagianismo

Homepage Fóruns Religiões Significado de Pelagianismo

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #340984
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Pelagianismo

    O pelagianismo é uma doutrina teológica associada a Pelágio, um monge britânico ou irlandês que atuou no final do século IV e início do século V. Essa doutrina questiona conceitos fundamentais do cristianismo ortodoxo sobre pecado original, graça e salvação. De acordo com o pelagianismo, o pecado de Adão afetou apenas a ele mesmo, não sendo transmitido por herança a seus descendentes. Assim, nega-se o conceito de pecado original como uma condição inerente à natureza humana.

    Principais Características do Pelagianismo

    • Autossuficiência Moral: Pelágio ensinava que as pessoas nascem moralmente neutras, sem a mancha do pecado original, e são capazes de escolher o bem ou o mal com total liberdade.
    • Rejeição do Pecado Original: Segundo esta doutrina, o pecado de Adão não teve consequências diretas sobre a natureza humana subsequente, significando que cada pessoa nasce pura e sem pecado.
    • Papel da Vontade Humana: A salvação e a santidade podem ser alcançadas pelo exercício da vontade humana, sem a necessidade da graça divina. As boas obras, portanto, são suficientes para alcançar a salvação.
    • Lei e Exemplo de Cristo: O pelagianismo enfatiza que Jesus Cristo serve principalmente como um exemplo moral para a humanidade, em vez de ser o redentor cuja morte expiatória era necessária para a salvação da humanidade.

    Resposta da Igreja e Condenação

    A Igreja primitiva, particularmente por meio de figuras como Santo Agostinho, respondeu vigorosamente ao pelagianismo, defendendo que a natureza humana foi de fato afetada pelo pecado original, o que torna as pessoas incapazes de alcançar a perfeição moral ou a salvação sem a graça de Deus. Agostinho argumentou que a graça divina é fundamental para a salvação e que a humanidade necessita da redenção proporcionada por Cristo.

    O pelagianismo foi condenado como heresia em vários concílios ecumênicos, começando pelo Concílio de Cartago em 418 d.C., e as posições de Agostinho sobre o pecado original e a graça tornaram-se fundamentais para a teologia cristã posterior.

    Legado

    Embora o pelagianismo tenha sido condenado, discussões relacionadas ao papel da vontade humana, da graça divina e do pecado original continuaram a ser temas de debate teológico ao longo da história da Igreja. O semi-pelagianismo, por exemplo, foi uma tentativa de compromisso que ainda afirmava a necessidade da graça inicial de Deus para a salvação, mas mantinha um papel significativo para o esforço humano na resposta à graça. Questões relacionadas ao livre-arbítrio e à predestinação, influenciadas pelas respostas ao pelagianismo, permanecem como pontos de discussão teológica até hoje.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.