Significado de Procedimento Administrativo

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de Procedimento Administrativo

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #338422
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Procedimento Administrativo 

    Um procedimento administrativo é um conjunto de etapas ou processos estabelecidos por uma autoridade administrativa para lidar com questões relacionadas à sua competência e atribuições. Esse tipo de procedimento é comum em órgãos governamentais, agências reguladoras, autarquias e outras entidades públicas responsáveis pela aplicação da lei, regulamentação de atividades ou prestação de serviços públicos.

    O objetivo de um procedimento administrativo pode variar de acordo com a natureza e o propósito da autoridade que o conduz. No entanto, em geral, alguns objetivos comuns incluem:

    1. Tomada de Decisões: O procedimento administrativo pode ser utilizado para tomar decisões sobre questões específicas, como licenciamento, concessões, registros, autorizações, penalidades, entre outros.
    2. Garantia de Direitos: Em muitos casos, os procedimentos administrativos são projetados para garantir que os direitos dos cidadãos, empresas ou outras partes interessadas sejam respeitados durante o processo de tomada de decisões.

    3. Transparência e Participação: Os procedimentos administrativos frequentemente incluem requisitos de transparência e participação pública, permitindo que as partes interessadas apresentem comentários, evidências ou recursos contra decisões administrativas.

    4. Eficiência e Ordem: Ao estabelecer uma estrutura clara e organizada para lidar com questões administrativas, os procedimentos ajudam a garantir eficiência na gestão de processos e a manter a ordem nas atividades da entidade administrativa.

    Exemplos comuns de procedimentos administrativos incluem processos de licenciamento ambiental, concessões de alvarás, procedimentos de registro de marcas e patentes, investigações regulatórias, processos disciplinares contra servidores públicos, entre outros. Cada autoridade administrativa pode ter seus próprios regulamentos e diretrizes específicas para conduzir procedimentos administrativos de acordo com sua área de atuação e competências legais.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.