Significado de Recurso Inominado

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de Recurso Inominado

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #332322
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Recurso Inominado

    O “Recurso de Inominado” é um instrumento processual utilizado no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis, uma esfera específica do Poder Judiciário no Brasil destinada a resolver demandas de menor complexidade de forma mais ágil e simplificada. Os Juizados Especiais Cíveis são conhecidos por sua maior informalidade, celeridade e por permitirem que as partes representem a si mesmas, dispensando a obrigatoriedade de advogados em muitos casos.

    O Recurso de Inominado é uma opção de recurso utilizado para contestar uma decisão proferida por um juiz de Juizado Especial Cível. Ele é apresentado à própria instância dos Juizados Especiais Cíveis, visando à revisão ou reforma da decisão anterior. O nome “Recurso de Inominado” indica que esse tipo de recurso não possui uma nomenclatura específica, ou seja, não é denominado como um recurso de apelação, agravo, entre outros, como ocorre em outras esferas do Poder Judiciário.

    Principais características do Recurso de Inominado:

    1. Impugnação da Decisão: O Recurso de Inominado permite que a parte insatisfeita com uma decisão proferida por um juiz de Juizado Especial Cível apresente argumentos e provas adicionais para contestar a decisão.
    2. Procedimento Simplificado: O procedimento para interposição e julgamento do Recurso de Inominado é mais simplificado do que em outras esferas do Judiciário, em conformidade com os princípios dos Juizados Especiais.

    3. Possibilidade de Autodefesa: As partes envolvidas têm o direito de apresentar o Recurso de Inominado sem a necessidade de um advogado, ou seja, podem se representar a si mesmas, embora a assistência de um advogado seja permitida.

    4. Julgamento no Juizado Especial: O Recurso de Inominado é julgado pela própria instância dos Juizados Especiais, em uma turma composta por juízes ou juízes leigos, com poderes para confirmar a decisão anterior, reformá-la parcial ou integralmente, ou anulá-la, conforme o mérito do recurso.

    5. Possibilidade de Conciliação: Durante a tramitação do Recurso de Inominado, as partes podem ser estimuladas a buscar um acordo ou conciliação para resolver a disputa de forma amigável, como é comum nos Juizados Especiais.

    O Recurso de Inominado é uma ferramenta importante nos Juizados Especiais Cíveis, pois permite que as partes tenham a oportunidade de contestar uma decisão com a qual não concordam, mantendo os princípios de celeridade e simplicidade que caracterizam essa esfera do Judiciário.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.