Significado de Remuage

Homepage Fóruns Temas Variados Significado de Remuage

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #343305
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Remuage

    Remuage, também conhecida como “riddling” em inglês, é uma etapa crucial no método tradicional de produção de vinho espumante, especialmente na elaboração do Champagne.

    Este processo meticuloso é utilizado para coletar e remover os sedimentos de levedura que se formam na garrafa durante a segunda fermentação, a qual é responsável pela efervescência característica desses vinhos.

    Depois que o vinho espumante passa pelo período de maturação na garrafa, durante o qual as leveduras realizam a fermentação secundária, produzindo dióxido de carbono (as bolhas) e sedimentos de levedura, o remuage é empregado para consolidar esses sedimentos no gargalo da garrafa. Tradicionalmente, as garrafas eram colocadas em pupitres, que são estruturas de madeira com orifícios onde as garrafas podem ser seguradas em um ângulo. Elas são então giradas e levemente inclinadas periodicamente por um período de várias semanas. Este processo é feito manualmente por um remueur, um especialista que gira cada garrafa uma pequena quantidade diariamente, enquanto aumenta gradualmente sua inclinação, fazendo com que os sedimentos se movam em direção ao gargalo da garrafa.

    Hoje, embora ainda seja praticado manualmente em algumas casas de Champagne e vinícolas de alta qualidade como parte de sua tradição, o remuage é frequentemente realizado usando dispositivos chamados gyropalettes, que podem manusear centenas de garrafas de uma vez, simulando o processo manual mas de maneira mais eficiente e menos trabalhosa.

    Após a conclusão do remuage, os sedimentos acumulados no gargalo da garrafa são removidos num processo chamado degolação (dégorgement), onde o gargalo da garrafa, temporariamente congelado para conter os sedimentos em um plug de gelo, é aberto, e a pressão interna expulsa esse plug de sedimentos, deixando o vinho limpo. O vinho é então selado com uma rolha definitiva e preparado para venda.

    O remuage é uma arte em si, crucial para garantir a claridade e a pureza dos vinhos espumantes de alta qualidade, permitindo que eles mantenham sua efervescência e complexidade de sabor após a remoção dos sedimentos.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.