Significado de SLU - Sociedade Limitada Unipessoal

Homepage Fóruns Direito Empresarial Significado de SLU - Sociedade Limitada Unipessoal

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #338965
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    SLU – Sociedade Limitada Unipessoal 

    A Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) é uma forma jurídica de empresa que permite a constituição de uma sociedade limitada por apenas uma pessoa, o sócio único. Esse formato foi introduzido no Brasil para facilitar a abertura de empresas individuais, oferecendo uma alternativa à figura do empresário individual e à Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), que foi extinta.

    Características principais da SLU:

    1. Responsabilidade Limitada: O sócio único tem sua responsabilidade limitada ao valor do capital social investido na empresa. Isso significa que, em caso de dívidas ou falência, os credores não podem cobrar mais do que o montante do capital social da empresa.
    2. Capital Social: Não há um valor mínimo obrigatório para o capital social na SLU, diferentemente da antiga EIRELI, que exigia um capital mínimo correspondente a 100 vezes o salário mínimo vigente no país. Isso torna a SLU uma opção mais acessível para pequenos empreendedores.

    3. Sócio Único: A empresa pode ser constituída por apenas uma pessoa, sem a necessidade de sócios adicionais.

    4. Gestão: O sócio único é responsável pela gestão e operação da empresa, podendo nomear administradores para auxiliar nas atividades, se desejar.

    5. Regime Tributário: A SLU pode optar pelos mesmos regimes tributários disponíveis para as outras sociedades, como Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, dependendo de sua receita anual e das atividades exercidas.

    6. Formalidades Legais: A constituição e o funcionamento da SLU seguem as mesmas regras aplicáveis às sociedades limitadas tradicionais, incluindo a necessidade de registro na Junta Comercial e a elaboração de um contrato social.

    A introdução da Sociedade Limitada Unipessoal no Brasil visa simplificar o processo de abertura e gestão de empresas, reduzindo a burocracia e os custos para os empreendedores que desejam iniciar seus negócios de forma individual, mas com a proteção da responsabilidade limitada.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.