Significado de Somatotrofina

Homepage Fóruns Direito Médico Significado de Somatotrofina

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #340242
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Somatotrofina

    A Somatotrofina, também conhecida como hormônio do crescimento humano ou GH (do inglês Growth Hormone), é uma proteína produzida pela glândula pituitária anterior¹²³. Este hormônio é essencial para o crescimento e desenvolvimento do corpo humano, pois estimula o crescimento celular, a regeneração de tecidos e a síntese de proteínas¹²³.

    A Somatotrofina tem a função de estimular o crescimento e desenvolvimento dos ossos e tecidos, além de desempenhar um papel importante na regulação do metabolismo e crescimento celular¹²³. Ela é fundamental para o crescimento ósseo e muscular¹²³.

    Além disso, a Somatotrofina também pode ser produzida sinteticamente em laboratório e é usada em medicamentos para tratar problemas de crescimento e desenvolvimento em crianças e adultos que têm deficiência desse hormônio¹²³. No entanto, o uso indevido da Somatotrofina pode ter vários efeitos colaterais¹²³.

    Fontes:
    (1) Somatotropina: o hormônio do crescimento – Brasil Escola. https://brasilescola.uol.com.br/biologia/somatotrofina.htm.
    (2) Hormônio do Crescimento – Somatotrofina – Sistema Endócrino. https://www.infoescola.com/sistema-endocrino/hormonio-do-crescimento/.
    (3) Hormônio do crescimento (somatotropina): estrutura, funções. https://maestrovirtuale.com/hormonio-do-crescimento-somatotropina-estrutura-funcoes/.
    (4) somatotrofina | Dicionário Infopédia de Termos Médicos – infopedia.pt. https://www.infopedia.pt/dicionarios/termos-medicos/somatotrofina.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.