Significado de Tipos de Empresas

Homepage Fóruns Direito Empresarial Significado de Tipos de Empresas

Marcado: 

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #338785
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Tipos de Empresas

    Os tipos de empresas variam de acordo com a legislação de cada país, mas geralmente são classificadas com base em critérios como a propriedade, o tamanho, a estrutura de responsabilidade dos sócios e o regime fiscal. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de empresas:

    1. Empresa Individual: É um tipo de empresa que pertence a apenas uma pessoa, que é responsável por todas as operações e dívidas do negócio. Em muitos lugares, essa forma é conhecida como Empresário Individual ou Proprietário Único.
    2. Sociedade Limitada (Ltda. ou Lda.): Este tipo de empresa é formado por dois ou mais sócios, onde a responsabilidade de cada um é geralmente limitada ao valor de suas quotas de participação. Isso significa que os sócios não são pessoalmente responsáveis pelas dívidas da empresa além do montante que investiram.

    3. Sociedade Anônima (S.A.): Uma sociedade anônima é uma empresa cujo capital social é dividido em ações. Os acionistas têm responsabilidade limitada ao preço de emissão das ações que possuem. Esse tipo de empresa pode ser de capital aberto, com ações negociadas em bolsa de valores, ou de capital fechado, sem negociação em bolsa.

    4. Sociedade em Nome Coletivo: Neste tipo de empresa, todos os sócios têm responsabilidade ilimitada pelas dívidas da empresa, ou seja, os bens pessoais dos sócios podem ser usados para pagar as dívidas do negócio.

    5. Sociedade em Comandita Simples ou por Ações: São empresas que possuem dois tipos de sócios: comanditados, que têm responsabilidade ilimitada e gerenciam a empresa, e comanditários, que têm responsabilidade limitada e não participam da gestão.

    6. Empresa de Responsabilidade Limitada (EIRELI): No Brasil, por exemplo, essa é uma modalidade que permite a constituição de uma empresa por apenas uma pessoa, onde o capital social não pode ser inferior a 100 vezes o maior salário mínimo vigente no país, garantindo que a responsabilidade do titular seja limitada ao capital social.

    7. Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP): Estes tipos de empresas são classificados com base no seu faturamento anual. Eles geralmente se beneficiam de regimes tributários simplificados e incentivos fiscais, dependendo do país.

    8. Cooperativa: Uma cooperativa é uma associação de pessoas que se unem com objetivos econômicos, sociais e culturais comuns, onde os membros contribuem para a atividade econômica da empresa e têm direitos e deveres iguais.

    Cada tipo de empresa tem suas próprias características, vantagens e desvantagens, e a escolha do tipo de empresa depende de vários fatores, incluindo o objetivo do negócio, o número de proprietários ou sócios, o capital disponível, questões fiscais e o nível de responsabilidade que os proprietários estão dispostos a assumir.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.