Tipos de licenças de Software

Homepage Fóruns Direito Digital Tipos de licenças de Software

Marcado: ,

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #334651
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Tipos de Licenças de Software

    Existem vários tipos de licenças de software, cada uma definindo diferentes níveis de uso, distribuição e modificação permitidos pelo licenciante ao licenciado. A escolha do tipo de licença depende do modelo de negócio do desenvolvedor, da estratégia de distribuição e dos direitos que deseja conceder aos usuários. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de licenças de software:

    1. Licença Proprietária: Também conhecida como software fechado, esta licença restringe a modificação, distribuição e engenharia reversa do software. Geralmente, concede ao usuário o direito de usar o software conforme especificado nos termos da licença, sem possuir o software em si.
    2. Licença Freeware: Permite que os usuários baixem, instalem e utilizem o software gratuitamente, mas sem acesso ao código-fonte. Pode haver restrições quanto ao uso comercial ou à redistribuição.

    3. Licença Shareware/Trialware: Oferece aos usuários um período de avaliação gratuito, após o qual devem comprar a licença para continuar usando o software. Este modelo é usado para permitir que os usuários testem o software antes de fazer uma compra.

    4. Licença de Código Aberto (Open Source): Permite que os usuários acessem, modifiquem e distribuam o código-fonte do software. Existem várias licenças open source, como a GNU General Public License (GPL), Apache License e MIT License, cada uma com suas próprias condições.

    5. Licença Copyleft: Uma forma específica de licença open source que não só permite o uso, modificação e distribuição do software, como também exige que quaisquer versões modificadas sejam distribuídas sob os mesmos termos da licença original, garantindo que as liberdades sejam mantidas.

    6. Licença de Software como Serviço (SaaS): Não envolve a instalação de software no hardware do usuário, mas oferece acesso ao software como um serviço online, geralmente sob um modelo de assinatura.

    7. Licença Pública Geral Reduzida (LGPL): Permite que o software seja usado em aplicações proprietárias sob certas condições, desde que as modificações feitas ao software licenciado sob LGPL sejam disponibilizadas sob a mesma licença.

    8. Licença Comercial: Usada por desenvolvedores que vendem seu software. Geralmente, impõe restrições mais rigorosas em comparação com licenças open source ou freeware, incluindo limitações no número de instalações, no tipo de uso (pessoal, educacional, comercial) e na redistribuição.

    A escolha da licença adequada é crucial tanto para desenvolvedores quanto para usuários, pois define as regras sob as quais o software pode ser usado, compartilhado e modificado.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.