Como pais e educadores podem vencer a guerra contra as drogas? O comportamento de pais de dependentes, educadores que trabalham com crianças já envolvidas com o vício, profissionais de Direito que lutam por mudanças na legislação estão na temática de “Guerra pela Vida – A Campanha da Jovem Pan Contra as Drogas”, escrito pela jornalista Izilda Alves.
Durante 12 anos, ela coordenou as apresentações da campanha contra as drogas para pais, alunos e professores em 700 escolas, faculdades, Lojas Maçônicas, Lions, clubes, igrejas e hospitais em 39 cidades de São Paulo. No livro, dependentes em recuperação descrevem o que as drogas causaram em suas vidas, em suas famílias e como foi o tratamento. Há, também, indicações de importantes ajudas gratuitas para famílias com dependentes no Amor Exigente e indicações de clínicas de recuperação, bem como explicações e estatísticas sobre as drogas mais utilizadas no Brasil.
A obra traz relatos de mães de dependentes que descrevem as consequências do uso de drogas pelo filho: separação do pai, doença causada pelo estresse de ver o filho doente e superação. Mostra o que é necessário conhecer sobre os males causados pela droga, a dependência, com explicações dos psiquiatras Pablo Roig, Lucinda Trigo, psicólogas Maria Diamantina Castanheira dos Santos, Ana Lúcia Mazzei Massoni, Ana Parlato, Roseli Torres Marques, Maria Lúcia Camões da Costa, Diego Bragante, Mateus Fiuza, psicoterapeuta Alexandre Araújo, Ivanildo José, Marcelo Lobato, psicanalista Maria Angelica Viana da Graça e cirurgiã-dentista Sandra Crivello.
SOBRE A AUTORA:
Izilda Alves é jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da USP e pós-graduada em jornalismo literário pela ABJL. Foi repórter dos jornais O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Revista Isto É e Jornal do Brasil.
Na Rádio Jovem Pan foi repórter, chefe de reportagem e coordenadora durante 12 anos de Jovem Pan Pela Vida, Contra as Drogas, campanha de prevenção vencedora de 26 prêmios. Em 2015, foi escolhida como Consultora da Federação Amor Exigente, que atende gratuitamente 100 mil dependentes e suas famílias no Brasil. Em 2016 também foi nomeada pela Sociedade de Pediatria de São Paulo como Embaixadora da Campanha Contra as Drogas promovida para pediatras e famílias em todo o Estado.
Ficha técnica:
Livro: Guerra pela Vida
Autora: Izilda Alves
Editora: Sarvier
Páginas: 240