Certificado digital e o eSocial

218
 

A necessidade de Certificado Digital para o eSocial

A necessidade de Certificado Digital para o eSocial

A cada dia que passa a rede mundial de computadores tem se tornado cada vez mais uma aliada no que diz repeito a transmissão de dados. Com a troca de informações importantes e sigilosas, o uso de ferramentas de validação de dados é já uma necessidade para garantir a autenticidade dos fatos ,com isso tivemos o surgimento do certificado digital ,que se tornou fundamental para as empresas cumprirem suas obrigações legais .

[rml_read_more]Mas, o que é certificado digital?

O certificado digital é uma identidade eletrônica para pessoas ou empresas. Ele equivale à uma carteira de identidade do mundo virtual. Imagine uma versão eletrônica de todos os seus documentos, segura e com autenticidade garantida por criptografia complexa. Com ele, é possível garantir de forma inequívoca a identidade de um indivíduo ou de uma instituição, sem uma apresentação presencial. Na prática, funciona como um CPF ou um CNPJ eletrônico.

Existem diversos tipos de certificados digitais, mas os mais comuns são:

A1: utilizado para assinar eletronicamente documentos e fazer transações. É um arquivo de identificação gerado e armazenado no próprio computador, o que facilita a sua utilização,e tem validade de um ano .

A3: com a mesma utilização do A1, mas com um leque maior de aplicações ,sua maior vantagem é a segurança adicional, já que as informações ficam salvas em uma mídia ,que pode ser um cartão ou um token (semelhante a um pendrive) .

O certificado digital e o eSocial

Com a chegada do eSocial, torna-se obrigatório que empresas de todos os portes adquiram o seu certificado. Tanto o A1 quanto o A3 serão aceitos para as transmissões através do programa. Ou seja, se a empresa já utiliza o certificado digital A1 para emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e), continuará utilizando-o no eSocial. Assim como escritórios contábeis que já utilizam o padrão A3.

É importante frisar que o certificado digital é um documento único, emitido por diversas empresas privadas e que tem diversas utilidades, não sendo apenas o certificado do eSocial, mas sim um instrumento que pode facilitar a vida das empresas em outros aspectos.

O eSocial marcará a história do país com a fiscalização mais estreita ao cumprimento das leis trabalhistas. A aquisição do certificado digital é apenas o primeiro passo no processo de adequação das empresas.

Estamos à disposição para dirimir quaisquer dúvidas acerca da certificação digital e todos assuntos afins!

Mantenha contato conosco através dos telefones (WhatsApp) (83) 99964-6000 e (83) 99382-6000, bem como por email [email protected] . Acompanhe todas as novidades da Juristas através do seu Instagram @juristas.

[gravityform id=”6″ title=”true” description=”true” ajax=”true”]