Significado de Danos Compensatórios
- Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Marcado: danos
Danos compensatórios, também conhecidos como “compensatory damages”, são uma forma de indenização concedida em processos judiciais civis com o objetivo de compensar a vítima por perdas financeiras, danos materiais, prejuízos pessoais ou outros danos sofridos como resultado da conduta ilícita ou negligente de outra parte.
Esses danos são destinados a restaurar a vítima à posição em que estaria se o evento danoso não tivesse ocorrido. Em outras palavras, eles visam compensar a vítima pelo valor monetário dos prejuízos sofridos. Os danos compensatórios podem incluir:
Danos morais: Como dor e sofrimento, angústia emocional, perda de qualidade de vida, trauma psicológico, entre outros.
Danos emergentes: Referem-se aos prejuízos diretos e imediatos que surgem como consequência direta do evento danoso, como gastos efetivos realizados pela vítima para reparar ou compensar os danos causados.
Lucros cessantes: Representam a perda de oportunidades futuras de lucro ou renda que a vítima deixou de obter como resultado do evento danoso.
Os danos compensatórios são geralmente quantificados com base nas provas apresentadas no processo judicial e no valor real dos prejuízos sofridos pela vítima. Eles têm como objetivo restaurar a vítima à situação em que se encontrava antes do evento danoso e proporcionar uma compensação justa e adequada pelos danos sofridos.
© 2023 Juristas. Todos os direitos reservados.