Significado de Deontologia
- Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Marcado: Deontologia
Deontologia é um ramo da ética que se concentra no estudo dos deveres, obrigações e princípios morais que guiam a conduta humana. O termo “deontologia” deriva das palavras gregas “deon”, que significa “dever” ou “obrigação”, e “logos”, que significa “estudo” ou “ciência”.
Na deontologia, o foco está na avaliação das ações com base em sua conformidade com certos princípios morais ou regras, independentemente das consequências dessas ações. Em outras palavras, a deontologia defende que algumas ações são moralmente corretas ou incorretas em si mesmas, independentemente das consequências que possam resultar dessas ações.
O filósofo Immanuel Kant é frequentemente associado ao desenvolvimento da deontologia em sua obra “Fundamentação da Metafísica dos Costumes” e “Crítica da Razão Prática”. Kant argumentou que a moralidade deveria ser baseada no respeito pelos princípios universais e que as pessoas têm o dever de agir de acordo com esses princípios, independentemente das circunstâncias ou consequências.
Na prática, a deontologia é frequentemente aplicada em diversas áreas profissionais, como a medicina, a advocacia e a contabilidade, onde existem códigos de ética que estabelecem os deveres e responsabilidades dos profissionais em relação aos seus clientes, pacientes ou o público em geral. Esses códigos de ética são baseados em princípios deontológicos que orientam a conduta ética no exercício dessas profissões.
© 2023 Juristas. Todos os direitos reservados.