Significado de Conciliador Judicial
- Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Marcado: conciliação, conciliador, judicial, profissional
Um conciliador judicial é um profissional, frequentemente vinculado ao sistema judiciário, cuja função é auxiliar as partes envolvidas em um conflito a chegar a uma solução amigável e consensual. Embora semelhante ao mediador, o conciliador pode ter um papel um pouco mais ativo na sugestão de soluções para o litígio.
A conciliação judicial é geralmente utilizada em casos que tramitam nos Juizados Especiais ou em outras instâncias judiciais, abrangendo disputas civis, de família, consumidor e pequenas causas trabalhistas. O processo de conciliação se inicia antes do julgamento formal do caso, oferecendo uma oportunidade para que as partes resolvam suas diferenças de forma mais rápida e menos custosa do que um processo judicial tradicional.
O conciliador escuta ambas as partes, analisa a situação e pode propor soluções baseadas na legislação vigente e no entendimento comum. No entanto, ao contrário do juiz, o conciliador não emite uma decisão final e vinculativa; sua função é facilitar o diálogo e ajudar as partes a encontrar um acordo mutuamente satisfatório.
Acordos alcançados através da conciliação judicial podem ser homologados pelo juiz, tornando-se uma decisão judicial definitiva. A conciliação é altamente valorizada no sistema judiciário por sua capacidade de resolver litígios de maneira eficiente e por promover a harmonia social.
© 2023 Juristas. Todos os direitos reservados.