Significado de Transtornos Psicóticos

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #339757
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Transtornos Psicóticos

    Transtornos psicóticos são um grupo de graves condições de saúde mental que afetam a mente, causando alterações no pensamento, na percepção e no julgamento, resultando em uma significativa perda de contato com a realidade. Indivíduos que sofrem de transtornos psicóticos podem experimentar alucinações, delírios, pensamento desorganizado e dificuldades significativas na comunicação e no comportamento.

    Os principais tipos de transtornos psicóticos incluem:

    1. Esquizofrenia: Caracterizada por sintomas como alucinações (ouvir, ver ou sentir coisas que não estão presentes), delírios (crenças falsas firmemente mantidas, apesar de evidências em contrário), pensamento desorganizado, comportamento catatônico ou significativamente desorganizado, e sintomas negativos, como falta de motivação, retirada social e achatamento afetivo.
    2. Transtorno Esquizoafetivo: Uma condição que combina sintomas de esquizofrenia, como alucinações ou delírios, com sintomas de um transtorno do humor, como depressão ou mania.

    3. Transtorno Delirante: Caracterizado pela presença de um ou mais delírios persistentes sem outros sintomas psicóticos significativos. Os delírios podem envolver situações que poderiam acontecer na vida real, como ser seguido, envenenado ou amado à distância.

    4. Transtorno Psicótico Breve: Uma condição em que os sintomas psicóticos aparecem repentinamente e duram menos de um mês, geralmente em resposta a um estresse extremo.

    5. Transtorno Psicótico Induzido por Substâncias/Medicamentos: Onde os sintomas psicóticos são diretamente atribuídos ao uso de substâncias psicoativas ou à retirada delas.

    6. Transtorno Psicótico Devido a Outra Condição Médica: Sintomas psicóticos causados diretamente por uma condição médica não relacionada à saúde mental.

    Os sintomas psicóticos podem causar uma disfunção significativa e afetar a capacidade de realizar atividades diárias. O tratamento geralmente envolve uma combinação de medicação antipsicótica e terapia psicossocial. A intervenção precoce e um tratamento adequado podem melhorar significativamente os resultados para pessoas com transtornos psicóticos, ajudando-as a gerenciar seus sintomas e melhorar sua qualidade de vida.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.