Alvará Judicial - Saiba o que é!

Saiba o que é um Alvará Judicial e para que serve

[attachment file=155037]

O alvará judicial nada mais é que uma ordem, que concede o pedido formulado por quem o pleiteia, para que levante certo valor ou possa praticar determinado ato, quando provar ser merecedor do direito ali previsto.

Trata-se de um título, temporário ou definitivo, fornecido pela autoridade que for responsável pelo pedido, que investe o titular (aquela em nome da qual foi expedido o alvará) no direito que houver provado ser merecedor.

O processo possui procedimento voluntário e ao final a sentença é proferida pelo juiz autorizando a conduta solicitada.

No direito processual civil brasileiro, o pedido de alvará judicial é permitido quando o(s) requerente(s) necessitar(em) que o magistrado intervenha em uma determinada situação, eminentemente privada, com escopo de autorizar a prática de um determinado ato.

Cabimento

Os casos mais comuns para os pedidos de alvará judicial são:

  • Para autorizar, por exemplo, o levantamento do FGTS e do PIS de pessoa já falecida, tornando desnecessária a inclusão do pedido em inventário, conforme disposto na Lei 6.858/1980.
  • Também de pequenas quantias em contas bancárias e poupanças, de pessoas falecidas que não deixaram outros bens.
  • Autorização para venda de bens imóveis pertencentes a incapazes (menores e interditados).
  • Autorização para retirar dinheiro de menores em contas bancárias.

Outras hipóteses em que este procedimento é cabível (de acordo com a lei, a doutrina e jurisprudência: incidente em inventário para retirada de valores necessários à administração do espólio, liberação de venda de imóveis para menores.

Procedimento

O procedimento para o pedido de Alvará Judicial é previsto na chamada jurisdição voluntária, nos termos dos artigos 719 e seguintes do Novo Código de Processo Civil (NCPC), pelo fato de não haver, nestes processos, um litígio.

É um procedimento muito simples, que se inicia com um pedido inicial, seguindo-se um parecer do Ministério Público (MP) e, finalmente, uma Sentença autorizando o alvará judicial.

Art. 719. Quando este Código não estabelecer procedimento especial, regem os procedimentos de jurisdição voluntária as disposições constantes desta Seção.

(Com informações de Camila Albuquerque/Sintufce e Wikipedia)

Saiba mais:

[attachment file=155038]

Postagens recentes

Significado de Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal

Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal O "Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público… Veja Mais

3 horas atrás

Qual a relação entre Dívida Ativa e CADIN?

Qual a relação entre Dívida Ativa e CADIN? A Dívida Ativa e o CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados… Veja Mais

3 horas atrás

Significado de Educação no Metaverso

Educação no Metaverso A educação no metaverso refere-se ao uso de ambientes virtuais imersivos e tecnologias de realidade aumentada ou… Veja Mais

4 horas atrás

Significado de Recursos Didáticos

Significado de Recursos Didáticos Os recursos didáticos são materiais e ferramentas utilizados no processo de ensino e aprendizagem para auxiliar… Veja Mais

4 horas atrás

Significado de Conteúdo Educacional

Conteúdo Educacional  O "conteúdo educacional" refere-se ao conjunto de materiais, informações e recursos utilizados no processo de ensino e aprendizagem.… Veja Mais

4 horas atrás

Significado de Acesso à Educação

Acesso à Educação O acesso à educação refere-se ao direito de todas as pessoas, independentemente de gênero, raça, etnia, nacionalidade… Veja Mais

4 horas atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

TRF3 cassa concessão de canal da antiga MTV Brasil, a decisão...

0
A 4ª Turma do Tribunal Federal da 3ª Região (TRF3) decidiu cassar a concessão do canal 32, da antiga MTV Brasil que vinha sendo utilizado pela Loading TV. Com a decisão, a Jovem Pan, que vinha negociando a compra da faixa, vai ter que adiar seu projeto de lançar um canal de TV ainda neste ano.